Presidente da Fecomércio-MT participa de reunião com ministro Carlos Fávaro para retomada do BID Pantanal

MAPA - Carlos Favaro - Fecomércio-MT - BID Pantanal

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, participou, na tarde de sexta-feira (2), de reunião de trabalho com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para discutir a retomada do ‘BID Pantanal. O programa visa possibilitar investimentos por meio de linhas de créditos da ordem de U$ 400 milhões para a melhoria em áreas de saneamento e sustentabilidade na região do Pantanal.

O encontro foi liderado pelo superintendente federal de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (SFA-MT), Maurício Munhoz, e contou com a presença de autoridades públicas do estado.

Carlos Fávaro disse que a reunião de trabalho busca dar andamento e encaminhamento ao programa criado em 1995, na gestão do governador Dante de Oliveira, e paralisado em 2003. “Precisamos nos unir com a sociedade civil organizada para iniciarmos as tratativas para revalidação da carta consulta, o que possibilitará a vinda de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Inclusive, já temos o compromisso do governo federal de que nenhum estado ou município precisará desembolsar recursos próprios para captar os investimentos”, destacou o ministro.

Além dos estados e municípios da região do Pantanal, os recursos do BID também serão destinados a ações nas regiões Nordeste (U$ 400 milhões) e Norte (U$ 400 milhões), totalizando U$ 1,2 bilhão.

Wenceslau Júnior destaca o trabalho realizado do Sistema Comércio nacional na região. “A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio do Sesc, possui a maior reserva de preservação de proteção natural do Brasil e fica localizada no Pantanal. Além disso, são realizados diversos estudos de um dos principais rios que formam a maior planície inundável do mundo. O Sistema Comércio apoia a retomada desse importante programa para que seus recursos sejam devidamente utilizados para o desenvolvimento do nosso estado”.

Além disso, o presidente da Federação afirma que a retomada do programa deve contribuir, principalmente, na atividade turística nos municípios que abrangem a região pantaneira. Luis Carlos Nigro também participou da reunião como presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio Mato Grosso (Cetur-MT).