Mercado imobiliário tem novo faturamento recorde no primeiro trimestre em Cuiabá

BANNER_Mercado imobiliário tem mais um faturamento recorde no primeiro trimestre em Cuiabá

Pela segunda vez consecutiva, o mercado imobiliário em Cuiabá bateu recorde em valores transacionados nos três primeiros meses do ano. O crescimento observado em 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior, foi de 14,30%, o que representou uma movimentação de R$ 1,390 bilhão. Este é o maior valor já registrado para o período desde o início do levantamento realizado pelo Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi-MT), em 2015.

Além disso, os Indicadores do Mercado Imobiliário de Cuiabá apontaram um aumento de 32,75% no número de unidades transacionadas na comparação entre os primeiros trimestres de 2024 e 2025. Houve um salto de 2.078 imóveis comercializados em 2024 para 3.090 neste ano.

Ainda conforme a pesquisa do Secovi-MT, a maioria das unidades vendidas estava localizada em áreas consideradas residenciais, nas zonas Leste e Oeste da capital mato-grossense, correspondendo a 53,9% do total.

O presidente do Secovi-MT e vice-presidente da Fecomércio-MT, Marco Sérgio Pessoz, explicou que parte do aumento no número de unidades foi influenciado pela entrega de imóveis vinculados ao programa Minha Casa, Minha Vida, o que ampliou a oferta de moradias de médio e baixo padrão no mercado.

Nesta mesma linha, o volume de financiamentos imobiliários também se destacou, com crescimento de 163,74%, reflexo da maior disponibilidade de crédito para aquisição de imóveis.

Ainda segundo o presidente do Secovi-MT, a busca por imóveis mais acessíveis contribuiu para que o ticket médio das transações caísse 23,14% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, ficando em R$ 449.911. “A maior disponibilidade de crédito para a população favoreceu a procura por imóveis de menor valor nas vendas. Ainda assim, Cuiabá tem demonstrado resiliência diante das variações econômicas.”

O levantamento dos dados conta com o apoio da Fecomércio-MT e é realizado desde 2015 pelo Secovi-MT, em parceria com a Secretaria de Fazenda do Município de Cuiabá, com base nas informações do ITBI municipal.

Para acessar o estudo, clique AQUI.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido pelo empresário Wenceslau Júnior (Verdão). A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.

COMPARTILHE