Temas como rodovias, hidrovias, malha área, turismo e comércio foram debatidos entre os presidentes de Fecomércios de onze estados da Amazônia Legal
As demandas do comércio de bens, serviços e turismo dos estados da região da Amazônia Legal foram debatidas nesta quarta-feira (20/11) durante reunião do Fórum de Presidentes de Federações do Comércio. O encontro é formado pelas Fecomércios do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.
“Este fórum existe há 30 anos e foi criado pelo presidente que me antecedeu. O objetivo era que eu, como coordenador à época, unisse a Amazônia no sentido de trazer novas propostas para esta área mais cobiçada a nível mundial. Nós unimos estes estados para ter reuniões frequentes para debater os assuntos que nos dizem respeito e reivindicar junto às autoridades do País. Parabenizo o presidente Wenceslau Júnior, da Fecomércio MT, que nos recebeu neste evento com qualidade e competência”, disse José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Temas como rodovias, hidrovias, malha área, turismo e comércio foram debatidos entre os representantes do comércio de cada estado. “A CNC está atenta às propostas apresentadas por cada Federação e pronta para levá-las e defendê-las dentro dos Ministérios ligados às respectivas reivindicações”, reforçou Tadros.
O presidente da Fecomércio-RO e coordenador do Fórum, Ranniery Araújo Coelho, ressaltou a importância do encontro. “Estamos aqui discutindo nossos problemas comuns e nos articulando para levarmos soluções para as nossas regiões, mas também para o Brasil. As pautas são fundamentais e também se tornarão pauta da CNC para que possamos melhorar esta região tão importante para o país”, afirmou.
O presidente da Fecomércio-MT e anfitrião do Fórum, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou a honra em receber todos os presidentes das Federações e diretores da CNC. “Neste Fórum, fazemos debates constantes sobre nossas reivindicações que são dores de todos os estados aqui representados. Também me sinto honrado em receber o presidente Tadros, além da dra. Simone, dr. MacGregor e o Elienai, representantes da CNC, e os colegas presidentes que são tão importantes para o avanço de pautas ligadas ao comércio de bens, serviços e turismo do Brasil, mas também da sociedade em geral”, comentou o presidente.
Participaram do Fórum os presidentes da Fecomércio-AC, Leandro Domingos Teixeira Pinto, o vice, Leonel Soncin Júnior, da Fecomércio-AP, Ladislao Pedroso Monte, da Fecomércio-MA, Maurício Aragão Feijó, da Fecomércio-PA, Sebastião de Oliveira Campos, da Fecomércio-PI, Francisco Valdecide Sousa Cavalcante, da Fecomércio-RR, Ademir dos Santos, da Fecomércio-TO, Itelvino Pisoni, e o vice-presidente da Fecomércio-AM, Paulo Rogério Tadros. Também a diretora executiva geral da CNC, Simone de Souza Guimarães, o diretor jurídico e sindical da CNC, Alain MacGregor, o chefe de gabinete e gerente executivo de Comunicação da CNC, Elienai Tavares Câmara.