Unidades móveis do Sesc MT levam saúde e bem-estar à população de Mato Grosso

Fecomércio-MT-Inauguração-Escritório-CNC-Portugal

Artigo escrito por José Wenceslau de Souza Júnior

A prevenção é a chave para a saúde e o bem-estar da população, e exames como a mamografia e o papanicolau desempenham um papel fundamental nesse contexto. A detecção precoce de doenças como o câncer de mama e o câncer do colo do útero pode salvar vidas, proporcionando tratamento adequado e aumentando as chances de cura.

Além disso, não podemos negligenciar a importância do atendimento odontológico regular. A saúde bucal está intimamente ligada à saúde geral, e cuidar dos dentes e da boca não só previne problemas como cáries e gengivite, mas também contribui para a prevenção de doenças mais sérias, como doenças cardíacas e diabetes.

Portanto, investir em acesso facilitado a esses serviços de saúde é essencial para garantir uma população mais saudável e qualidade de vida para todos.

O Serviço Social do Comércio de Mato Grosso (Sesc-MT), braço social da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT) tem como missão contribuir para o bem-estar social e qualidade de vida dos trabalhadores do setor, de seus familiares e da comunidade. Por isso, entre diversos projetos e ações, disponibiliza para as cidades de Mato Grosso o Sesc Saúde Mulher e o OdontoSesc.

O projeto Sesc Saúde Mulher é uma unidade móvel que chega até os municípios e realiza os exames de mamografia e papanicolau. É gratificante ver o impacto positivo que o projeto tem tido na vida das mulheres de Mato Grosso. Ao longo de todo o ano de 2023, o Sesc Saúde Mulher realizou um total de 22.226 atendimentos, contribuindo significativamente para a saúde e o bem-estar das mulheres de nosso estado.

Outro projeto que nos enche de orgulho é o OdontoSesc, que tem como foco a promoção da saúde bucal para trabalhadores do comércio e para a população em geral. Com uma estrutura completa, a carreta OdontoSesc oferece serviços odontológicos de qualidade, desde consultas e exames até procedimentos como raspagens, extrações e restaurações.

É fundamental para nós garantirmos que todos, independentemente de sua condição financeira, tenham acesso a serviços odontológicos de qualidade. Em 2023, o OdontoSesc realizou um total de 24.268 procedimentos em sua unidade móvel em Mato Grosso, levando saúde bucal e sorrisos mais saudáveis para toda a população.

As unidades móveis do Sesc MT desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida da população de Mato Grosso. Por meio de projetos como o Sesc Saúde Mulher e o OdontoSesc, reafirmamos nosso compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento social de nossa comunidade, levando atendimento de qualidade a quem mais precisa.

Estamos comprometidos em continuar expandindo e aprimorando nossas ações. Juntos, podemos construir um futuro mais saudável e feliz para nosso estado.

José Wenceslau de Souza Junior é empresário em Mato Grosso há mais de 40 anos e está presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, formado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT), Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) e Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT). O Sistema faz parte da Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros.