Em tempos de mecanização dos sistemas com o avanço da tecnologia, um setor continua empregando e se apresentando como alternativa para pessoas que se viram fora do mercado de trabalho: o turismo.
Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que o setor chega a gerar 20 vezes mais oportunidades de emprego por Real investido do que os setores tradicionais da economia.
Em 2018, o número global de turistas internacionais aumentou para 1,4 bilhão de pessoas, conforme a OMT.
Exatamente por isso, o tema do Dia Mundial do Turismo de 2019 – a ser comemorado no dia 27 de setembro – será “Turismo e emprego: um futuro melhor para todos”.
Em Mato Grosso, o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) promoverá uma programação de três dias dedicados a data em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Adjunta de Turismo do Estado.
O propósito, segundo o presidente do sindicato, Luís Carlos Nigro, é fomentar o setor, revelando-o como uma alternativa para a saída da crise financeira e também apresentando-o como uma opção real de lazer para os mato-grossenses.
“Desde a Copa do Mundo de 2014, o setor vem crescendo em Mato Grosso. Vários atrativos surgiram, pessoas que nunca tinham pensando em empreender nessa área montaram seus negócios. Agora nós queremos mostrar que o turismo em Mato Grosso é acessível também para os mato-grossenses”, diz Nigro.
Semana do Turismo
A programação idealizada pelo SHRBS, Governo do Estado e Prefeitura, recebeu o nome de Semana do Turismo e terá início na quarta-feira, 25 de setembro, com o Turismo na Praça.
Nessa data, os produtos que Mato Grosso tem a oferecer para quem vem visitar o Estado – e também para quem já mora aqui – estarão expostos na Praça Alencastro, centro de Cuiabá.
Entre as atrações do dia 25, será oferecido um panelaço com um cardápio regional para degustação.
O evento vai contar com a presença de empresários que investiram na ideia de receber hospedes, de artesãos que viram no comércio de souvenirs – as “lembrancinhas” – uma importante fonte de renda, e de pessoas que apostam na gastronomia com um atrativo irresistível para quem vem conhecer o Estado.
Parceiros do Sindicato, como o Senac também vão expor os cursos que têm a oferecer para quem quer ingressar nesse mercado cada dia mais crescente.
Nos dias seguintes a programação é por conta da Seadtur e seguirá no dia 26 de setembro com um dispositivo no bolixo do Sesc Arsenal e o encerramento na sexta-feira, 27 de setembro, com uma solenidade para autoridades do Estado e da Capital ligadas ao setor. Na oportunidade, palestras e um workshop serão oferecidos, das 18h às 21h.
Fonte: Assessoria/SHRBS-MT