Trajetória da chefe de cozinha Leila Malouf será contada em livro pelo Senac-MT

Senac - Livro - Leila Malouf

Iniciativa do Sistema Fecomércio-MT visa a promoção e valorização da culinária regional, por meio do enredo de vida da chefe que é um dos maiores nomes da cozinha mato-grossense

O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), irá publicar um livro sobre a trajetória profissional da chefe cuiabana Leila Malouf, que há 30 anos comanda o buffet que leva seu nome e é referência nacional quando o assunto se refere à culinária e gastronomia mato-grossense.

O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, recebeu a chefe, e sua filha, a empresária Adel Malouf, nesta segunda-feira (6), na sede da Federação, para oficializar a parceria. Na oportunidade, destacou a iniciativa para promover, difundir e valorizar a cozinha regional.

“A obra não será comercializada e os 1,2 mil exemplares produzidos serão uma contribuição do Sistema Fecomércio Mato Grosso para a história da gastronomia mato-grossense. A publicação será distribuída em escolas do Senac e em todo território nacional para valorizar o trabalho de décadas de uma grande personalidade do nosso estado”, informa Wenceslau Júnior.

A publicação tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano e, além de narrar a história da chefe, contará com receitas tradicionais e releituras de pratos executados por ela.

“Minha vida toda está na cozinha. E o meu dia a dia é de avental, trabalhando, executando e inovando, pois, muitos pratos e técnicas foram sendo aperfeiçoadas ao longo do tempo. Com certeza, essa parceria será de grande sucesso”, destaca Leila Malouf.

A produção da obra literária envolverá toda equipe de educação profissional do Senac-MT, que possui ampla expertise e atuação no ramo gastronômico, com cozinhas pedagógicas instaladas em seus Centro de Educação Profissional distribuídos pelo estado, observou o diretor regional da instituição, Edson Dahmer.

“O Senac é o braço social do Sistema Fecomércio-MT dedicado à educação profissional e os segmentos de produção de alimentos e gastronomia são onde, tradicionalmente, formamos mais alunos. No ano passado, por exemplo, certificamos 5,1 mil profissionais nessas áreas. Essa parceria vem para coroar e agregar valor aos nossos trabalhos em prol do desenvolvimento da culinária regional”, ressaltou o dirigente.

Também participaram da oficialização da parceria o superintende da Fecomércio-MT, Igor Cunha Gomes, e a diretora de Educação Profissional do Senac-MT, Rosana Abutakka.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.