Supermercado inteligente e uma experiência inesquecível em uma loja de bonecas: as novidades do varejo mundial vistas pelo Sistema Comércio de MT nos EUA

Fecomércio-MT - missão empresarial - Sebrae-MT - Nova Iorque - EUA

Já pensou entrar em um mercado, realizar suas compras sem nenhum tipo de transtorno e pagar sem precisar pegar fila? Ou ir a uma loja e viver, ou reviver, uma experiência inesquecível e tecnológica? E que tal fazer tudo isso dentro de um espaço repleto de opções de lazer e entretenimento? Essas são algumas das novidades implantadas no varejo norte-americano e que a comitiva formada por representantes e diretores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT conheceram durante a missão empresarial a Nova Iorque (EUA), promovida pelo Sebrae-MT, que ocorreu de 12 a 22 de janeiro.

Entre os dias 17 e 19 de janeiro, o grupo de empresários liderado pelo presidente da federação, José Wenceslau de Souza Júnior, realizou visitas em diversas empresas dos mais variados segmentos e de sucesso. A primeira foi na Amazon Fresh, do ramo alimentício, que utiliza o conceito Just Walk Out (apenas saia, em português), que combina a visão computacional, sensores e deep learning, que é o aprendizado das máquinas (inteligência artificial), para melhorar o processo de compra de alimentos pelos consumidores.

Outra empresa conceito visitada foi a American Girl, uma das mais respeitadas no mercado americano na produção e venda de bonecas infantis. Ao longo de sua história, a empresa foca em criar experiências de compras, conduzindo os consumidores para um “mundo mágico”. Segundo a própria empresa, o seu segredo está em conhecer profundamente seus clientes e o contexto em que vivem.

O presidente da Fecomércio-MT, Wenceslau Junior, reforça a importância de se expandir a visão de mercado dos empresários nos ramos em que atuam. “Depois de mais de dez dias imersos no mundo do varejo, vamos levar para o comércio do estado muita inovação, tecnologia e conhecimento para os empresários do estado. Com certeza, o Sistema Comércio de Mato Grosso devolverá esse conhecimento adquirido, por meio de cursos de capacitação e palestras ofertadas pelo Senac”.

Já para o empresário do ramo de vestuário com mais de 40 anos de atuação na capital, Manoel Benedito de Barros, os avanços tecnológicos merecem toda a atenção pela forma como devem ser implantadas dentro das empresas. “A tecnologia já faz parte de nossas vidas e, com certeza, vai estar cada vez mais presente em cada coisa. Esta foi a segunda vez que participo da feira e estou absorvendo o que e como posso implementar a tecnologia dentro das minhas lojas”.

Atrelada às inovações tecnológicas no varejo, há também soluções que possibilitem atrair o público. Para mostrar isso, a comitiva conheceu o American Dream Mall, um centro comercial que investiu na oferta de entretenimento e diversão aos visitantes, além de ambientes inovadores que ajudam a proporcionar experiência de compras em lojas conceitos.

Para ajudar a massificar os conhecimentos adquiridos durante a missão e, assim, repassar para os empresários do estado, o Sistema Comércio do estado, por meio do Senac, também estuda implantar em seu portifólio cursos de capacitação que ajudem a fortalecer o mindset dos empresários e de seus negócios.

A comitiva liderada por Wenceslau Júnior contou com a participação do vice-presidente da federação, Marco Pessoz (Secovi-MT), e do superintendente, Igor Cunha; dos diretores regionais do Sesc, Allan Serotini, e do Senac, Edson Dahmer; além dos conselheiros Kassio Catena (Sincovaga-MT), Sérgio Ricardo (Sincotec-MT), Sebastião dos Reis Gonçalves (Sincad-MT), Júnior Vidotti (Sincalco-MT), Lucimar Bigolin (Sindcomac-MT), Greici Mara (Sincovatan) e Alcimar Moretti (Sindieventos-MT); e dos diretores Geraldo Prado e Alessandro Morbeck.