Sindicatos do comércio de Rondonópolis fecham Convenção Coletiva de Trabalho para 2023

Sincom-Roo - CCT 2023

Mais uma Convenção Coletiva de Trabalho foi firmada em Mato Grosso, dessa vez, entre o Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Rondonópolis (Sincom-Roo) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Rondonópolis (Secro). O acordo foi fechado nesta sexta-feira (27), na sede do sindicato patronal, onde se definiu o reajuste salarial da categoria e o novo horário de funcionamento do comércio em feriados facultativos.

Assim como em outras acordos firmados entre os sindicatos patronais e laborais, que incluem a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT) nas negociações, o piso normativo da categoria ficou acima do salário-mínimo, passando a ser de R$ 1.414,00 para o comércio em geral e R$ 1.424,00 para mercados, supermercados e açougues.

Os demais termos contidos no texto da CCT de 2022 foram mantidos, observando as eventuais atualizações de datas para o ano corrente de 2023. A nova convenção vale a partir de 1º de janeiro de 2023 de forma retroativa.

“Nós tivemos à mesa uma proposta em novembro do ano passado, por parte do sindicato laboral, e durante o mês de dezembro nos reunimos e promovemos o debate sobre a CCT e agora fechamos a questão. Mais uma vez chegamos a um acordo que foi bom para os dois lados, com avanços para os comerciários e um índice de aumento satisfatório”, disse o presidente do Sincom-Roo, Geovane dos Reis Sales.

Por parte do sindicato laboral, o presidente Lucas Gonçalves também avaliou de forma positiva o resultado das negociações. “Os sindicatos dos empregados e dos empresários do comércio têm um bom relacionamento todos os anos, por isso sempre conseguimos chegar a um bom entendimento das cláusulas e com benefícios para ambas as partes. Nós chegamos em um consenso de um piso bem razoável para o comércio que vai agradar bastante a categoria”.