Saques do FGTS e PIS/Pasep melhoram a Intenção de Consumo das Famílias em Cuiabá

5d66ddf89e29e

Com previsão de ser injetado mais de R$ 800 milhões na economia de Mato Grosso, os saques do FGTS e PIS/Pasep – já no mês de setembro – resultaram na melhora da Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no mês de agosto, segundo a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado nesta quarta-feira (28) pela Fecomércio-MT.

O posicionamento da Fecomércio-MT para a pesquisa também reflete o cenário de mudanças na economia, que vem apresentando um crescimento gradual no país, principalmente no mercado de trabalho. A possibilidade dos saques do FGTS e do PIS/Pasep estão estimulando o consumo das famílias em todo o país.

O ICF de agosto apresentou alta de 8,2% sobre o mês anterior e 11,9% na comparação com agosto de 2018, chegando a 82,5 pontos. O resultado positivo foi observado nas famílias que recebem até 10 salários mínimos e acima disso, de 8,6% e 5,1%, respectivamente. Sobre o mesmo período do ano passado, a variação foi de 13,4% e de 1,5%.

A alta no mês se relacionou principalmente com as variações positivas nos indicadores Nível de Consumo Atual (13,2%), Perspectiva de Consumo e Renda Atual, com 11,3% cada e Compras a Prazo, com 10,2%. Os demais indicadores da pesquisa também apresentaram resultados que refletem a satisfação das famílias quanto ao emprego, como Emprego Atual (2,8%) e Perspectiva Profissional (6%).

No entanto, O ICF tem permanecido abaixo de 100 pontos, zona considerada de insatisfação, desde julho de 2015, quando atingiu 86,2 pontos, completando, assim, 50 meses nesta situação.

COMPARTILHE