Presidente da Fecomércio-MT tem agenda com senadores em Brasília sobre projeto que prejudica ações do Sesc e Senac

Fecomércio-MT - Brasília - PLV - Sistema Comércio - Sesc - Senac

Em mais uma ação contra o Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 9/2023, mais especificamente sobre os artigos 11 e 12, que pretendem retirar 5% dos recursos do Sesc e Senac e direcionar para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, foi a Brasília (DF), nesta terça-feira (9), para pedir o apoio dos senadores por Mato Grosso, Margareth Buzetti, Jayme Campos e Wellington Fagundes, para que os artigos sejam retirados da pauta, já que ocasionariam no encerramento das atividades das instituições em mais de 100 cidades brasileiras. O presidente da federação foi acompanhado dos vice-presidentes Marco Pessoz e Sebastião dos Reis Gonçalves (Tião da Zaeli), e do superintendente, Igor Cunha.

O trabalho contra o PLV é realizado em conjunto com as demais federações do comércio espalhadas pelo país e envolveu, inclusive, as confederações nacionais do Comércio (CNC), da Agricultura e Pecuária (CNA), da Indústria (CNI), de Transporte (CNT) e das Cooperativas (CNCOOP), que assinaram carta conjunta direcionada aos parlamentares, visto que a proposição prejudicará milhões de atendimentos ofertados à população nas áreas de saúde, educação, assistência, cultura, lazer e qualificação profissional.

“A retirada de recursos do Sistema Comércio teria graves consequências tanto para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo em todo país com demissões em massa, quanto para as pessoas que mais necessitam do acesso a serviços sociais básicos e fundamentais, inclusive, em locais onde o poder público não chega”, destacou Wenceslau Júnior.

A CNC, assim como a Fecomércio-MT, que trabalham na valorização do turismo por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), enfatizam que as entidades desenvolvem ações que promovem o turismo brasileiro no exterior. A parte de lazer do Sesc, por exemplo, considerada referência internacional, possibilita hospedagens e passeios a preços acessíveis, ampliando as possibilidades de lazer, todos os anos, para milhões brasileiros.

Já o Senac promove a capacitação de aproximadamente 150 mil profissionais para a cadeia produtiva do turismo, com 30 cursos livres específicos, além de centenas de cursos, como os de atuação no segmento de bares e restaurantes.

“Outro exemplo recente, promovido pelo Sistema Comércio em Mato Grosso, é a realização da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT pantanal 2023), que reuniu 211 expositores, entre eles, da Bolívia, Paraguai e Peru, além de uma extensa programação com quase 70 atividades, como palestras, oficinas, rodadas de negócios, painéis, mesas redondas e apresentações culturais. Atuamos e fomentamos o turismo em diversas frentes, contribuindo para o fortalecimento e crescimento de todo o setor”, enfatiza o presidente.

Confira, na íntegra, a carta conjunta assinada pelos presidentes das entidades nacionais ligadas ao Sistema S e entregue aos senadores, clicando AQUI.