Presidente da Fecomércio-MT participa de missão comercial para China e Índia

Missão comercial - Fecomércio-MT - Governo do estado - Mato Grosso - Sebrae/MT

Nesta semana, no dia 1 de novembro, o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, viaja em missão prospectiva para a China e Índia, chefiada pelo governo de Mato Grosso, em parceria com o Sebrae/MT. A missão vai até o dia 16 deste mês, e contará com representantes de entidades de classe, autoridades públicas e empresários de diversos setores produtivos, que irão apresentar as oportunidades de comércio e de investimentos do estado aos países do continente asiático.

Para Wenceslau Júnior, a missão busca incrementar as relações comerciais além daqueles já realizados entre os países. “Vamos estimular os negócios mato-grossenses em mercados internacionais, fortalecendo nossas conexões com todo o globo. A CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – já iniciou este processo ao abrir, neste ano um escritório da entidade em Portugal, também com o propósito de ampliar as parcerias com outros países, fortalecendo ainda mais as atividades ligadas ao comércio de bens, serviços e turismo fora do país”.

O governador de Mato Grosso enfatizou o papel do estado, em apoiar investimentos nos demais setores, visto que Mato Grosso já responde por 60% das commodities exportadas para o mercado chinês. “Queremos abrir as portas para que empresas e produtores tenham a oportunidade de expandir seus negócios e, com isso, gerar renda e emprego para a população mato-grossense. Vamos mostrar aos países asiáticos, em especial China e Índia, que nosso estado é um grande produtor de alimentos e que preserva 62% de seu território, tudo isso para viabilizar mais projetos e investimentos”.

Na China, a comitiva participa da China International Import Expo (CIIE), maior feira de exportação chinesa. Durante cinco dias, empresários, entidades e autoridades públicas terão agendas e visitas guiadas na feira, com expectativa de firmar acordos e parcerias comerciais. O grupo também realizará visitas técnicas em empresas nas cidades chinesas de Shenzhen e Haikou.

Já na Índia, a primeira missão oficial de Mato Grosso ao país, a proposta é de uma visita de prospecção. Serão promovidas reuniões com representantes de governo e empresariais, além de visitas técnicas. Também está prevista a participação da delegação na Índia International Trade Fair (IITF) e a realização do Invest In Mato Grosso, evento que terá o intuito de apresentar oportunidades de negócios e investimentos no estado.

A delegação contará, ainda, com a presença de representantes de secretarias de estado e deputados, representantes de entidades de classe dos setores produtivos, como Fiemt, Famato, Aprosoja e Acrismat, além de outras instituições.

COMPARTILHE