Presidente da Fecomércio-MT discute na CNC medidas relacionadas ao coronavírus e OIT

5e6aa9b339363

O presidente da Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, participou nesta quinta-feira (12) da reunião mensal na sede da Confederação Nacional do Comércio de bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro, onde também compõe a diretoria da entidade.

Na pauta, todos os dirigentes das federações de cada estado debateram acerca da 109º Conferência Internacional do Trabalho – OIT, onde são estabelecidas diretrizes entre governos, empregadores e colaboradores sobre normas nas relações trabalhistas. As medidas impactam diretamente o comércio nacional.

Entre os assuntos, também foi discutido o efeito do coronavírus no setor do turismo. Por causa do covid-19, hotéis estão vazios, empresas de aviação estão cancelando rotas e navios de cruzeiro estão impedidos de desembarcar passageiros. Perdas são estimadas em US$ 30 bilhões apenas na aviação, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo.

O receio das lideranças do comércio é o retrocesso da economia devido à baixa produção de produtos e retração de consumo, o que pode causar demissões e atenuar a situação de crise econômica.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.