Presidente da Fecomércio-MT conclui missão na Ásia e apresenta as potencialidades do comércio mato-grossense

Missão Ásia - Fecomércio-MT - China - Índia

Após 15 dias em missão comercial pela China e Índia, o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, retornou, na madrugada desta sexta-feira (17), para o Brasil deixando boa impressão do setor terciário mato-grossense no continente asiático. A comitiva, liderada pelo governo do estado e Sebrae-MT, participou de encontros e reuniões com autoridades públicas, além de visitas técnicas em empresas dos dois países.

Na China, a delegação também participou da maior feira de exportação chinesa, a China International Import Expo (CIIE). Já na Índia, empresários de diversos setores produtivos do estado, representantes de entidades de classe e gestores públicos participaram da feira Índia International Trade Fair (IITF), além da realização do ‘Invest In Mato Grosso’, evento que apresentou oportunidades de negócios e investimentos do estado.

“Foram duas semanas que nos proporcionaram muito conhecimento, visibilidade e oportunidades. Voltamos desta experiência com uma visão muito mais apurada e real das possiblidades que podem surgir, devido ao estreitamento das relações comerciais com esses dois países, duas potências econômicas, mas cada um com suas particularidades”, destacou o presidente da Fecomércio-MT.

Em Nova Delhi, na Índia, Wenceslau Júnior apresentou dados do Sistema Fecomércio Mato Grosso durante reunião com empresários indianos. Na oportunidade, foram destacados a representatividade do setor do comércio de bens, serviços e turismo do estado, que conta com mais de 400 mil empresas, que geram 528 mil empregos e respondem por 61% de todo o ICMS arrecadado em Mato Grosso.

O presidente da entidade destaca o forte potencial de consumo dos dois países. “A apresentação do nosso estado para os empresários indianos, nesta missão técnica realizada no país, nos possibilitou prospectar novos mercados investidores, além de ampliar as relações comerciais já existente com os chineses, que são os principais parceiros comerciais de Mato Grosso. Com certeza, os novos acordos comerciais serão muito positivos com essas duas potências econômicas mundiais”.

O governador de Mato Grosso destacou a parceria com os presidentes das federações do Comércio (Fecomércio-MT), da Agropecuária (Famato) e Indústrias (Fiemt). “Essas federações serão porta-vozes para disseminar importantes conhecimentos adquiridos nessa viagem. Conhecemos realidades distintas na China, que é uma grande compradora do que produzimos e exportamos, conhecida também por ser a fábrica do mundo, e a Índia, que tem uma economia em crescimento para ser a terceira maior do mundo”, disse o governador.