Presentes mais generosos marcam o Dia dos Namorados em 2025, aponta pesquisa em MT

BANNER 01 (2)

Os apaixonados de Mato Grosso devem caprichar um pouco mais nos presentes deste Dia dos Namorados. Uma pesquisa aponta que o valor médio gasto neste ano será de R$ 369,06 — reflexo de um otimismo maior por parte dos consumidores, que estão dispostos a investir no amor. A expectativa é que a data movimente cerca de R$ 382 milhões na economia do estado.

O levantamento do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), feito entre os dias 19 e 23 de abril, ouviu 509 pessoas em 32 municípios mato-grossenses. E o resultado é claro: 36,7% dos entrevistados disseram que vão presentear seus parceiros no dia 12 de junho, um leve aumento em relação ao ano passado (36%).

Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o cenário é animador. “Tanto a média de gastos quanto o volume injetado na economia devem crescer neste ano. Um respiro para o comércio, que ainda sente os impactos de um consumo mais contido”, avalia.

Entre os itens mais procurados, cosméticos e perfumes lideram a lista, lembrados por 31,6% dos entrevistados. Em seguida aparecem roupas (18,7%) e acessórios como relógios, óculos de sol e carteiras (10,2%).

A gastronomia também tem seu charme: 5,9% pretendem presentear com chocolates e doces, e 4,8% vão apostar em experiências, como jantares ou idas a bares e restaurantes. O clássico buquê de flores ainda resiste e foi citado por 2,7%. Já os que querem impressionar com algo mais tecnológico indicaram interesse em eletrônicos e eletrodomésticos (2,1%).

Onde os mato-grossenses vão comprar?

Na hora da compra, os consumidores devem priorizar lojas de rua e shoppings, que concentraram 78,6% das escolhas. Mas os pequenos negócios também ganham espaço: 10,2% dos entrevistados disseram que vão comprar de vendedores autônomos ou em lojas de bairro — o mesmo percentual dos que pretendem usar sites ou aplicativos.

Quando o assunto é forma de pagamento, o cartão de crédito continua sendo o queridinho (50,8%), seguido de perto pelo Pix (40,6%). O uso de dinheiro aparece em queda, com apenas 3,7%, e carnês ou boletos somam 1,6%.

Apesar da expectativa positiva, 83,4% dos que não vão comprar presentes afirmaram que simplesmente não comemoram a data. Questões financeiras foram mencionadas por 8,6%, seguidas por falta de tempo (1,3%) e problemas de saúde (0,3%).

COMPARTILHE