Pesquisa mostra leve recuo da confiança do comerciante cuiabano em fevereiro e alta de 12,1% em um ano

620fb7a591605

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá registrou recuo de 0,4% em fevereiro sobre o mês anterior e atingiu 137,4 pontos. Apesar da oscilação negativa, a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), apresentou alta de 12,1% no comparativo com fevereiro de 2021, quando somava 122,6 pontos.

O componente que avalia as condições atuais do setor e da economia foi o responsáveis pela forte alta no comparativo anual, com crescimento de 18,8%, reforçando o posicionamento do diretor de Pesquisas do IPF-MT, Maurício Munhoz, de que os comerciantes do estado acreditam na queda da inflação e na esperança da melhoria da taxa de juros.

“Se tomarmos como perspectiva um ano, o índice de confiança do empresário do comércio cuiabano aumentou bastante. Apesar da pequena queda com relação a janeiro, o cenário ainda é muito positivo, pois pequenas oscilações são normais em estatísticas econômicas”, explicou Maurício Munhoz.

Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o otimismo do empresário reforça a retomada das atividades, apesar dos efeitos negativos ainda presente no país e no mundo. “Especialmente por conta da política de juros altos do Banco Central, e dos índices inflacionários que ainda estão altos”, afirmou.

Outro aspecto relevante da pesquisa é com relação ao indicador de investimento do comerciante, que mesmo registrando queda de 3,9% no comparativo mensal e chegando a 127,6 pontos, apresentou aumento de 16,4% sobre fevereiro passado. Com relação à contratação de funcionários, das 181 empresas entrevistadas, 89,9% estão propensos a contratar novos funcionários nos próximos meses e apenas 10,1% disseram que vão reduzir o quadro de funcionários.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.