Quais as aplicações práticas do metaverso na Educação? Como promover a igualdade de oportunidades para todos os estudantes? De que forma professores podem potencializar as habilidades socioemocionais de seus alunos? Esses e outros questionamentos serão respondidos por profissionais de renome nacional e internacional durante as palestras do ‘1º Congresso de Educação’ do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-MT.
O evento será realizado nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. As inscrições são gratuitas e seguem abertas nos sites das entidades (sescmt.com.br e mt.senac.br).
O Congresso é destinado a professores e diretores de escolas públicas e privadas, além dos demais profissionais e empresários da área de Educação. Os congressistas receberão certificados, emitidos pelo Senac Mato Grosso, com a carga horária referente às atividades realizadas.
Além das palestras, a programação inclui diversas oficinas e painel temático. Segundo o diretor regional do Sesc e do Senac-MT, Carlos Rissato, a partir do tema ‘Educação 5.0’ foi feita uma escolha minuciosa dos assuntos que serão abordados, com o intuito de contribuir para a formação e qualificação contínua dos profissionais da educação.
Logo na abertura, a partir das 18h30, do dia 14, após as boas-vindas do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, uma das dez melhores professoras do mundo, Débora Garofalo, mostrará os caminhos para levar a Educação 5.0 para as salas de aula.
“Desde 2015, Débora desenvolve o projeto ‘Robótica com Sucata’ na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Ary Parreiras, na cidade de São Paulo. Em 2019, seu projeto foi reconhecido pela premiação Global Teacher Prize, considerado o ‘Nobel da Educação’, e ela ficou entre os dez melhores professores do mundo”, detalha Rissato.
No dia seguinte, 15 de julho, a partir das 10h30, o metaverso e suas aplicações práticas reais serão discutidas por Vinicius Gusmão, CEO e cofundador da MedRoom, startup brasileira focada no desenvolvimento de aplicações e experiências para simulação e treinamento em saúde com realidade virtual. “Uma referência na aplicação do conceito de metaverso”, destaca o diretor regional do Sesc e do Senac-MT.
No início da tarde, a partir das 13h30, o acolhimento das diferenças humanas nas escolas é assunto para o empreendedor social, professor e pesquisador, Rodrigo Mendes, com a palestra ‘Educação Inclusiva’.
“Ele é fundador e superintendente do Instituto que leva seu nome e que tem por missão garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a uma educação de qualidade na escola comum. Além disso, é membro do programa de Jovens Líderes Globais, do Fórum Econômico Mundial, e, nos últimos anos, atendeu educadores de todos os estados brasileiros, impactando diretamente mais de 500 mil estudantes das redes públicas de ensino”, salienta Rissato.
A palestra de encerramento, marcada para às 18h30, terá como tema ‘Gestão Emocional: o papel da liderança no desafio de fazer acontecer’ e será ministrada por Marcos Meier, psicólogo, professor de Matemática, escritor e mestre em educação.
Meier é autor de mais de dez livros, entre eles o best seller ‘O castelo das sete portas’. Suas palestras têm a marca do bom humor e do conteúdo bem fundamentado nas teorias mais atuais de educação, neurociências e psicologia.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.