Palestra: “O que muda no ICMS de Mato Grosso”, lota auditório em Rondonópolis

5db35af003d67

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), realizou na noite de quinta-feira (24) a palestra: “O que muda no ICMS de Mato Grosso”, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Rondonópolis (217 quilômetros de distância de Cuiabá).

A palestra foi ministrada por Múcio Ribas, tributarista econômico da Fecomércio-MT, onde explicou as alterações causadas pela Lei Complementar nº 631/2019, que dispõe sobre a remissão e anistia de créditos tributários, relativos ao ICMS e sobre a reinstituição e revogação de benefícios fiscais, nos termos da Lei Complementar Federal nº 160, de 7 de agosto de 2017 e do Convênio ICMS 190/2017.

“A LC vai impactar a vida das empresas a partir do dia 1º de janeiro de 2020, mas muitas decisões precisam ser tomadas ainda neste ano, como por exemplo, a opção de crédito outorgado, que só pode ser feita até o dia 30 de novembro, e dependendo do regime tributário da empresa, quem não fizer essa opção vai passar o ano de 2020 com prejuízo.  Apresentamos também  a questão das apurações de estoques que tem regras específicas”, conclui Múcio.

Uma das participantes do curso, a contadora Gabriela Silva afirmou que o palestra foi importante para entender as mudanças realizadas. “Estamos na dúvida de como proceder nos próximos 30 dias, temos que tomar decisões pro ano de 2020, então o que conhecimento adquirido aqui, já nos dá uma base”, disse.

Movimenta

Na oportunidade o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis, Almir Batista de Santana anunciou o lançamento da segunda edição do Movimenta que será realizado no município, neste sábado (26), a partir das 14h, na Paróquia São João Bosco, localizada do bairro Vila Rica.