Palestra de Geraldo Rufino atrai mais de mil pessoas durante ‘Expoecos 2023’

Senac-MT - Geraldo Rufino - Fecomércio-MT - Mato Grosso

O fundador da maior recicladora automotiva da América Latina motivou empresários de MT com base na sua trajetória profissional

A palestra com o empresário, ex-catador de latinhas, Geraldo Rufino, promovida pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), foi a atração principal do segundo dia do Encontro Centro-Oeste dos Supermercadistas, Atacadistas, Distribuidores, Indústria e Food Service (ExpoEcos), edição 2023, em Cuiabá, atraindo mais de mil pessoas.

A apresentação desta quarta-feira (16), qualificada pelo palestrante como um ‘papo reto’, motivou os empresários presentes com o relato da sua trajetória de empreendedorismo. De origem periférica, o fundador da JR Diesel, maior empresa da América Latina em reciclagem e desmontagem de veículos, se apoiou nos valores ensinados pela família para alcançar seus objetivos.

Da plateia, o vice-presidente do Sistema Fecomércio-MT, Sebastião dos Reis Gonçalves (Tião da Zaeli), e o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer, prestigiaram a palestra. “Foi uma excelente oportunidade para os comerciantes, empresários e trabalhadores do setor supermercadista atacadista e varejista se conectarem com uma trajetória de superação, empreendedorismo e de transformar cada desafio em uma oportunidade de crescimento. O público ainda pôde absorver as práticas aplicáveis ou adaptáveis aos seus modelos de negócios”, definiu Dahmer.

Disciplina, resiliência e persistência são alguns dos valores citados por Rufino como indispensáveis. A felicidade intrínseca nas pequenas coisas e o prazer genuíno no trabalho também foram destacados. “Não trabalho porque eu preciso, trabalho porque gosto. Meus funcionários e colegas são minha família e essa relação também requer cuidado”, afirmou ele.

Realçando a importância das mulheres para os negócios, o empreendedor admitiu que, apesar de ter frequentado a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, as principais lições sobre gestão foram ensinadas por sua mãe. “Eram poucos recursos para muitas pessoas. A gestão era essencial para nossa família e essa lição eu nunca me esqueci”, relatou emocionado o palestrante.

Sobre suas sucessivas falências nos negócios, ele contestou. “Eu não perdi tudo, eu fiquei sem dinheiro. Nunca deixei de me levantar pela manhã com um sorriso largo e buscar o que está no horizonte, sem me abalar com o que ficou para trás”, disse. Com seu inabalável bom humor, Geraldo Rufino foi ovacionado de pé pela plateia do ‘ExpoEcos 2023’ após uma hora de palestra.

Sistema Fecomércio-MT

O Senac-MT recheou a programação da feira com diversas oportunidades de aprendizado. Nesta quarta-feira (16), além da palestra, a instituição promoveu dois workshops e uma aula-show voltadas aos universos da gastronomia e tecnologia para a área alimentícia.

A aula-show ‘Técnicas de Cortes de Carne’ ofereceu novas perspectivas aos empresários do setor de food service. Simultaneamente, o workshop ‘Realidade Virtual e Capacitação: Simulador de Empilhadeira’ aplicou os conceitos da tecnologia de ponta para contribuir na capacitação de mão-de-obra para varejistas e supermercadistas. Por fim, o workshop ‘Ciência de Dados para o Comércio: transformando informações em lucros’ encerrou o dia com valiosas lições sobre armazenamento, tratamento e uso dos indicadores do negócio.

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) também está presente no ExpoEcos 2023 com o Espaço do Artesanato. Por toda a duração do evento, artigos produzidos por artesãos mato-grossenses que retratam a cultura local podem ser prestigiados e adquiridos no local. Interessados em conferir mais produtos podem visitar as lojas situadas no Sesc Arsenal, em Cuiabá, e Sesc Rondonópolis.

O Sistema Fecomércio-MT possui um stand integrado na feira de negócios, onde empresários e visitantes podem conhecer mais sobre os produtos e serviços prestados pelas entidades e fortalecer a relação com representantes do Sesc-MT, Senac-MT, Fecomércio-MT e Instituto de Pesquisa e Análise da federação (IPF-MT).