Os representantes da Renalegis visitam a Assembleia Legislativa de Mato Grosso para fechar uma parceria com a API

5d81447b989cd

Os representantes do Sistema Renalegis, órgão executivo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizaram uma visita à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na última sexta-feira (13), para conseguir informações sobre os projetos produzidos pela Casa, e que impactam o comércio de forma geral.

As referências em pauta são sobre os trâmites das proposições e pareceres técnicos das entidades do Sistema e que podem ser consultadas por órgãos internos da CNC, federações e sindicatos do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio).

Com isso, a assessoria legislativa da CNC permite que essas entidades conheçam as propostas em andamento realizadas pelos parlamentares, desta forma garantem a atuação da Renalegis em busca de assegurar os direitos do setor.

O coordenador de divisão de relações institucionais da CNC, Fábio Oliveira, contou com o apoio da Fecomércio de Mato Grosso para obter uma ligação com a Assembleia Legislativa.

“A ideia hoje é a CNC apoiar as entidades representativas  para conseguir ter todas as informações que são produzidas pelo órgão. A Fecomércio-MT já faz um acompanhamento de todos os projetos apresentados na ALMT, mas ainda temos uma dificuldade de acessar alguns dados’’ diz o coordenador.

Dentro da Assembleia já se dispõe de APIS, um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso, ou seja, você consegue ter acesso ao sistema da Casa Parlamentar e consumir informações sobre os trâmites das proposições.

“Com essa integração criada entre a Federação e a Assembleia, tudo que for apresentado na Casa de Leis será levado para o empresário do comércio. Então, nós queremos consumir essa informação para dar saída aos empresários também, e assim, participarmos das discussões e decisões que impactam o comércio”, finaliza Felipe.