O impacto das ações do Sesc na vida dos mato-grossenses

629f59a2bdebb

Há quatro anos, assumimos a gestão do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT e, durante esse período, enfrentamos grandes desafios, inclusive, uma pandemia, que tirou a vida de milhões de pessoas e afetou a economia mundial. As adversidades nos obrigaram a reinventar nossas estratégias e ações e, com isso, descobrir novas formas de obter resultados positivos em prol do comércio de bens, serviços e turismo do estado.

No tocante ao Sesc-MT – Serviço Social do Comércio, que atua no estado há 74 anos, trabalhamos de maneira expressiva nos cinco eixos que regem a entidade: saúde, educação, cultura, lazer e assistência. Tudo isso contemplado pelas 22 unidades do Sesc-MT espalhadas no estado, sendo quatro delas móveis: Sesc Sobre Rodas, BiblioSesc, Saúde Mulher e o OdontoSesc. 

Grandes projetos foram desenvolvidos em muitas cidades do estado, como o ‘Ouça da Janela’ e o ‘Movimenta’, que contribuíram com ações de cidadania e lazer para milhares de mato-grossenses. No segmento cultural, nesses quatro anos, mais de quatro milhões de atendimentos foram feitos e, no lazer, o total foi de 3,1 milhões.

Uma das ações mais relevantes da nossa gestão é a criação do Restaurante do Comerciário, em Cuiabá e Rondonópolis. Na capital, a unidade tem conseguido entregar uma média diária de 1.500 refeições saudáveis, nutritivas, com muita qualidade e custo acessível. Desde a sua inauguração, em agosto de 2019, já foram produzidas mais de 360 mil refeições e, somente para este ano, a meta é entregar 390 mil marmitas.

Na área de saúde, os resultados também são bastante expressivos. O ‘OdontoSesc’ atendeu 139.207 pessoas nos últimos quatro anos. Para se ter uma ideia do que está sendo feito, as unidades fixas em Rondonópolis e Cuiabá (que foi reinaugurada com a ampliação de 13 novos consultórios), possuem capacidade para realizar até cinco mil atendimentos por mês, ofertando serviços de qualidade aos trabalhadores do comércio e seus dependentes.  

Outra ação que merece destaque é a unidade móvel ‘Saúde Mulher’, que tem atuado em Cuiabá e no interior para auxiliar na ampliação da cobertura de exames extremamente importantes para as mulheres, como a mamografia. Durante essa gestão, 22.224 mulheres foram atendidas nas mais diversas cidades do estado. 

Ainda sobre prevenção e cuidado com a saúde, trabalhamos muito para a ampliação e criação de academias do Sesc para contribuir com a qualidade de vida do comerciário e da população em geral. Foram mais de 340 mil pessoas atendidas neste período, além das sessões de pilates, com 18 mil atendimentos. 

Na área educacional, as escolas do Sesc têm atendido desde a educação infantil até o ensino médio, preparando os alunos para que se tornem membros ativos e funcionais na sociedade. Atualmente, são cerca de 1.400 vagas presenciais em Cuiabá e Rondonópolis; além do atendimento no EJA (Educação de Jovens e Adultos), por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). 

Já a unidade Sesc Criança, inaugurada em novembro de 2021, foi um grande sonho realizado. Por meio dela, o trabalhador do comércio tem a oportunidade de deixar seu filho em um espaço de primeiro mundo, com todo conforto, carinho e segurança, recebendo uniforme e alimentação, em tempo integral e de forma gratuita. 

Mesmo após diversas transformações de suma importância como as citadas acima, ainda não chegamos perto de mencionar todas as melhorias geradas. Encerramos este período com muito orgulho pelo trabalho realizado pelos gestores e colaboradores, que resultaram em conquistas importantes não somente para o comércio, mas para toda população mato-grossense.

José Wenceslau de Souza Júnior é presidente da Fecomércio, Sesc, Senac e Sindcomac em Mato Grosso, e comerciante há mais de 40 anos. e-mail: presidencia@fecomerciomt.org.br 

COMPARTILHE