A Missão Técnica Internacional Ásia 2023, formada por autoridades públicas de Mato Grosso, empresários e representantes de entidades de classe, da qual o presidente José Wenceslau de Souza Júnior (Fecomércio-MT) faz parte, conheceu, nesta quinta-feira (9), o Porto Livre de Hainan, na China, reconhecido como o maior porto de livre comércio do mundo.
A comitiva, organizada pelo governo do estado e Sebrae-MT, foi recepcionada pelo vice-prefeito da cidade de Haikou, Chen Jinson, autoridades e representantes de importantes empresas da região onde o porto está localizado.
O objetivo é conhecer o modelo de operação realizada na zona livre de comércio da China, uma vez que Mato Grosso está na fase final de conclusão da obra da Zona de Processamento de Exportação, localizada na cidade de Cáceres.
Wenceslau Júnior destaca que, em 2022, o estado exportou para o país asiático 11,13 bilhões de dólares e importou 1,11 bilhão de dólares, sendo o principal país em ambas as formas de movimentação comercial. “Conhecer o modelo de trabalho aplicado na região irá contribuir para aumentar esses números, fortalecendo cada vez mais a nossa economia, por meio da integração de Mato Grosso com a economia de todo o mundo”.
O presidente da Federação disse, ainda, que a missão de negócios, liderado pelo governador Mauro Mende tem gerado muitos benefícios que, com certeza, irão contribuir para o desenvolvimento da economia mato-grossense. “A estrutura criada pelo país para fomentar o seu desenvolvimento realmente impressiona”.
Agenda produtiva
Nesta quinta-feira, a comitiva mato-grossense visitou a empresa estatal Irritech, especializada em irrigação, uma das maiores do ramo no mundo e conheceram a linha de produtos para a agricultura com foco na redução de custos com competitividade e qualidade.
Outra agenda importante foi a visita à sede da Sinomach, em Haikou, empresa estatal responsável pela produção de tratores, construção civil e tecnologia. Amanhã (10), a delegação segue para a cidade de Shenzhen, no sudeste da China, metrópole moderna que liga Hong Kong ao continente chinês.
Índia
A segunda etapa da delegação mato-grossense será na Índia, com a realização de reuniões com representantes de governo e empresariais, além de visitas técnicas. Também está prevista a participação da delegação na Índia International Trade Fair (IITF) e a realização do Invest In Mato Grosso, evento que terá o intuito de apresentar oportunidades de negócios e investimentos no estado.