Junho registra alta no volume de vendas e queda de receita no comércio mato-grossense

PMC - IBGE - IPF-MT - Fecomércio-MT - Mato Grosso

A mais recente Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do mês de junho, divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), mostra que Mato Grosso avançou 1,5% no volume de vendas do comércio varejista sobre o mês anterior, no entanto, a pesquisa mostra recuo de 0,6% na receita. Ainda assim, os dados estaduais revelam uma situação melhor no acumulado de 2023 e na variação dos últimos 12 meses.

A variação no acumulado do ano, em relação ao mesmo período do ano passado, apresentou aumento tanto na receita nominal de vendas, de 4,4%, quanto no volume de vendas, de 5,5%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, ambos os indicadores apresentam um valor positivo, com a receita nominal crescendo 9,9% e o volume de vendas do comércio 7,4%.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, explica as diferenças observadas na variação negativa de receita e positiva de vendas para o comércio neste mês. “Essa diferença pode ser explicada pela sazonalidade e, em maior grau, pelo impacto inflacionário, que demonstrou queda no acumulado anual e no atual momento. Com isso, a atual conjuntura econômica favorece o aumento no consumo e isso acaba por gerar uma menor movimentação financeira, ou seja, de renda no setor do comércio”.

No que se refere ao comércio varejista ampliado – o índice que passa a considerar os setores de material de construção, veículos, motocicletas e peças -, em junho, Mato Grosso registrou um crescimento de 1,2% na receita nominal ante ao mês de maio e de 2,9% no volume de vendas. Já no comparativo anual, as receitas nominais apresentaram avanço de 5,8% em relação ao mesmo período de 2022, com o volume de vendas variando positivamente em 6,8%.

O presidente da federação reforça que “Mato Grosso demonstra um ambiente positivo para a disponibilidade de crédito, o que auxilia no aquecimento do consumo e tende a aumentar as vendas do comércio e, inclusive, de serviços, fator que pode gerar impacto no índice verificado também pelo IBGE”.

No cenário nacional, a receita nominal de vendas do comércio varejista cresceu 0,5%, no comparativo com maio e o volume de vendas se mantém estável. Quanto à variação entre junho de 2022 e de 2023, o volume de vendas mostrou um avanço de 1,3% e a receita nominal obteve uma alta de 0,6% no período.

Em relação ao comércio varejista ampliado, o país apresenta um avanço de 1,2% no volume de vendas, e de 1,0% na receita nominal. Movimento atrelado ao setor atacadista de alimentos, visto que o ramo tem influenciado no crescimento do indicador neste semestre, segundo análise do IBGE.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.