Intenção de Consumo dos cuiabanos registra primeira variação negativa no ano

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Após oito meses consecutivos de melhora na Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá, o índice de setembro apresentou variação de -3,2% sobre o mês anterior e atingiu 79,7 pontos. Este foi o primeiro recuo no ano da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisada pelo Instituo de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT).

Mesmo com a retração do índice atual, o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca a melhora observada no ano e nos últimos 13 meses. “O índice já acumula alta de 9,18% de janeiro a setembro desse ano e se compararmos com setembro de 2021, o indicador registra crescimento de 8,58%, o que favorece a economia da região”.

As famílias que possuem faixa de renda menor do que 10 salários-mínimos puxaram o índice mensal da pesquisa para baixo, visto que registraram queda de -4,1% na pesquisa, somando 76,3 pontos. Diferente das famílias com renda familiar acima de 10 s.m., que apresentaram alta de 3,5% no mês e alcançando 111,2 pontos, sendo o único indicador em zona de satisfação.

A metodologia utilizada na pesquisa divulgada pela CNC, que possui variação de zero a 200 pontos, onde 100 demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação do consumidor.

Ainda para Wenceslau Júnior, a queda mensal pode estar relacionada a preferência do consumidor para esperar a chegada da famosa Black Friday no Brasil. “Tendo em vista que o indicador para aquisições para bens duráveis foi o que mais registrou variação negativa no mês (-9,8%), cria-se uma expectativa para o consumo nos últimos meses do ano, movimentando, principalmente, o comércio e serviços, e gerando maior circulação na renda local”, explicou.

Entre os subíndices avaliados na capital, O ‘Emprego Atual’ e o subíndice de ‘Compra a Prazo (Acesso ao Crédito)’ registraram variações positivas no mês de setembro, com 0,5% e 1,3%, respectivamente. Em contrapartida, o indicador de ‘Momento para Aquisições de Duráveis’, “eletrodomésticos, TV, som etc.) e a ‘Perspectiva de Consumo’ registraram variações negativas de -9,8% e -7,7% no mês, respectivamente.

Tenha acesso à pesquisa AQUI.

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