‘FIT Pantanal 2024’ é lançada na maior feira de turismo da América Latina

FIT Pantanal - 2024 - ABAV EXPO - Fecomércio-MT

Evento será realizado entre os dias 30/5 e 2/6 do próximo ano a partir do tema ‘Descubra Mato Grosso: Turismo, Eventos, Agro & Negócios’

No Dia Mundial do Turismo (27/9), Mato Grosso esteve em evidência na Abav Expo 2023, maior feira de turismo da América Latina, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur-MT), e o governo de Mato Grosso lançaram a próxima edição da Feira Internacional de Turismo do Pantanal, a FIT Pantanal 2024.

A 50ª Abav Expo segue até amanhã (29), no RioCentro, no Rio de Janeiro-RJ, e reúne os principais players do setor, promovendo conexões em um ambiente de negócios. O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, enalteceu o lançamento no estande da Confederação Nacional do Comércio (CNC) com presença e apoio de autoridades e representantes do trade turístico.

“Mato Grosso está em festa com o lançamento inédito da ‘FIT Pantanal 2024’ nesta grande vitrine de novidades que é a Abav Expo. A união, de fato, faz a força e só temos a agradecer o apoio irrestrito do presidente da CNC, José Roberto Tadros, do Cetur nacional e de todos os representantes do turismo mato-grossense, que não mediram esforços para mostrarmos as potencialidades do nosso estado para o mundo. A FIT de 2024 será ainda maior com nossos parceiros e participação efetiva dos braços sociais do Sistema Fecomércio-MT, Sesc e Senac”, celebrou Wenceslau Júnior.

O presidente do Cetur-MT, Luis Carlos Nigro, destacou a oportunidade ímpar de colocar Mato Grosso na rota do turismo mundial. “Hoje, temos aqui vários agentes de viagens, companhias áreas, operadores e players do turismo. Mato Grosso não podia deixar de participar dessa grande feira e estar aqui mostrando as belezas naturais do nosso estado para o Brasil e o mundo. O turismo é o segmento que mais emprego depois da construção civil. Uma feira da magnitude da FIT Pantanal movimenta a economia e proporciona desenvolvimento social”, sinalizou Nigro.

Idealizador da FIT Pantanal, Jaime Okamura, ressaltou o ineditismo da ação. “A FIT Pantanal é realizada há 30 anos e pela primeira vez fizemos o lançamento da feira em um grande evento como a Abav Expo, um dos mais importantes do calendário latino-americano que reúne aproximadamente 36 mil profissionais atuantes do setor. Além da novidade, possibilita a realização de novos negócios e o fortalecimento do relacionamento com as duas mil marcas expositoras presentes aqui na feira”, pontuou.

Também prestigiaram o lançamento da ‘FIT Pantanal 2024’ o secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi; o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e coordenador do Cetur, Alexandre Sampaio de Abreu; o assessor de Relações Institucionais do Departamento Nacional do Senac, Antonio Paula; a gerente do Cetur na CNC, Aline Lopes; o superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Marcelo Silveira; o presidente da Abav-RJ, Luiz Strauss; a gestora de Turismo do Sebrae-MT, Marisbeth Gonçalves, o vice- presidente ABAV-MT, Omar Canavarros Júnior e o cacique Rony Paresi, da etnia Haliti-Paresi,

FIT Pantanal 2024

A próxima edição da Feira Internacional de Turismo do Pantanal será realizada entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2024, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, com o tema ‘Descubra Mato Grosso: Turismo, Eventos, Agro & Negócios’.

Os municípios mato-grossenses terão a oportunidade de mostrar os potenciais turísticos de suas regiões. Além dos destinos mais conhecidos, como Pantanal e Chapada dos Guimarães, o estado conta com localidades privilegiadas em belezas naturais, como Nobres, Campo Novo do Parecis, Barra do Garças, Barão de Melgaço, Primavera do Leste e Vila Bela da Santíssima Trindade. Cachoeiras, lagoas, rios e montanhas garantem vários tipos de turismo, desde o de aventura até o de eventos e negócios.

A edição deste ano, ocorrida entre 4 e 7 de maio, gerou cerca de R$ 11 milhões em negócios e reuniu aproximadamente 50 mil visitantes que percorreram a feira e prestigiaram as mais de 70 atividades, como palestras, oficinas, rodadas de negócios, painéis e mesas redondas, além de exposições e apresentações artísticas e culturais.