Fecomércio-MT, Fiemt e Famato mostram força dos setores produtivos durante a 56ª Expoagro

Banner_-_56 EXPOAGRO

Os setores produtivos do comércio, da indústria e da agropecuária dividirão um estande durante a 56 ª Expoagro para mostrar a força e representatividade das entidades no estado. Durante a abertura oficial do evento, que ocorrerá nesta quinta-feira (11), às 19h, no Parque de Exposições, em Cuiabá, haverá um coquetel no estande dos setores produtivos para convidados.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca a parceria entre as entidades representativas dos setores produtivos no evento. “A união das federações na Expoagro é uma excelente oportunidade para estreitar os laços entre nossas instituições e fortalecer nossas alianças estratégicas. Este momento de integração ajuda a mostrar a relevância e a força da agropecuária, da indústria e do comércio no desenvolvimento econômico do nosso estado, além de servir como possibilidade de firmar novas parcerias em benefício dos nossos representados e da população mato-grossense”.

O estande das entidades vai proporcionar aos visitantes da exposição, até o dia 21 de julho, um tour imersivo com óculos de realidade virtual do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac), mostrando o que cada entidade realiza em prol dos seus representados e da sociedade em geral.

Pela Famato, o público vai conhecer o trabalho realizado pelo setor primário, destacando a importância da atividade para a sociedade e sua relevância no desenvolvimento do país. A Fecomércio-MT oferece um tour 360º pelo Sesc Salgadeira, complexo turístico localizado na MT-251 entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Já a Fiemt também irá apresentar o manejo florestal sustentável por meio de realidade aumentada. Esse processo garante a conservação do meio ambiente e da biodiversidade e contribui para o sequestro de carbono, diminuindo os impactos do efeito estufa. A Federação também irá expor seu catálogo de produtos e serviços de apoio ao desenvolvimento da indústria.

O presidente da Famato, Vilmondes Tomain, também ressaltou o momento de integração vivenciado pelas instituições, o que é salutar para o desenvolvimento sustentável do estado. “É uma honra falar sobre a parceria firmada entre a Famato, a Fiemt e a Fecomércio-MT. As três federações, juntas, representam a força motriz que impulsiona nossa economia, gerando empregos, inovação e crescimento para Mato Grosso. O estande conjunto na Expoagro 2024 não é apenas uma junção física de espaços, mas a materialização de um esforço colaborativo para promover o agronegócio, a indústria e o comércio de maneira coesa e sinérgica”.

O Serviço Social do Comércio de Mato Grosso (Sesc-MT) também participará da Expoagro. Durante todas as noites, de 12 a 21 de julho, o Sesc Mesa Brasil estará arrecadando alimentos para distribuir a entidades filantrópicas. Os visitantes podem levar 2kg de alimentos não-perecíveis e concorrerão a dois IPhones por noite. O Sesc-MT também levará apresentações culturais como Flor Ribeirinha (dia 14), João Ormond (dia 16) e Pamella Viola e Karoline (dia 18).

Já o presidente da Fiemt, Silvio Rangel, destacou a ação conjunta das federações. “Essa é uma oportunidade valiosa para fortalecer a união dos setores produtivos estadual. Como reflexo da economia de Mato Grosso, a Expoagro é a vitrine para todas as atividades produtivas do estado. A parceria institucional entre a Fiemt, Famato e Fecomércio reforça o compromisso com o desenvolvimento econômico e a promoção de soluções para toda a cadeia produtiva. É uma excelente oportunidade para troca de conhecimento, networking e crescimento conjunto”, afirmou Silvio Rangel.

A Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá tem a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel).

Para o presidente do Sindicato Rural, Celso Nogueira, esta edição deve superar os eventos anteriores, mostrando as potencialidades do estado por meio de parcerias públicas e privadas. “Nosso intuito é ser uma grande vitrine e mostrar o Mato Grosso que dá certo, que desenvolve, que cria oportunidades, preserva o ambiente e inclui pessoas. Por isso, integramos as federações de cada setor produtivo – Fiemt, Fecomércio e Famato – e buscamos apoio do governo estadual para ampliarmos o formato, a duração e a nossa função social”, afirmou Celso durante a festa de lançamento do evento, que aconteceu no início do mês.