“Inovar tem seus riscos, mas o maior risco é ficar parado”. A fala é da maior referência em empreendedorismo na América Latina, Bruno Perin, e foi dita nesta última quinta-feira (02), para mais de 60 pessoas que participaram da palestra “Turbo: negócios rápidos, enxutos e muito lucrativos”, realizada pela Fecomércio-MT, em parceria com o Instituto de Pós-graduação e Graduação (Ipog Cuiabá).
“As empresas que tendem a manter-se iguais estão perdendo cada vez mais espaço. O ciclo de inovação está ocorrendo cada vez mais rápido, por isso, as empresas precisam se renovar e inovar para permanecer no mercado e conquistar cada vez mais clientes”, disse Bruno Perin.
Combinar produtos e serviços é um novo modo de empreender e está funcionando cada vez melhor, segundo o palestrante, que interagiu com os participantes forçando-os a pensar em possibilidades de negócios que poderiam ser lucrativos, mas, com pouco dinheiro investido. “Os nossos cases de sucesso foram criados com poucos recursos financeiros, mas com muita inteligência investida”, afirmou Bruno, que é sócio empreendedor de três Startups e duas empresas no ramo de comunicação.
Ele acrescentou que empreender é correr riscos, errar e acertar nas decisões tomadas, criando alternativas para crescer no mundo dos negócios. Karla Gonçalves, cansada de trabalhar para os outros, resolveu investir nela mesma, deixou o emprego fixo para montar o próprio negócio no ramo alimentício. “Montei meu e-commerce há 30 dias. Quero utilizar meu potencial e esforços para enriquecimento próprio. Neste tempo, fizemos lançamentos de produtos e promoções para emplacar a marca e, assim, atender às necessidades do mercado”, afirmou Karla.
Alguns participantes, no final do evento, foram sorteados e ganharam livros escritos por Bruno, considerados bestsellers, como “Sem Dinheiro-Como construir uma startup com pouco dinheiro” e “Os 15 maiores erros de novos empreendedores”.
O evento teve o objetivo de mostrar como funciona o novo pensamento do empreendedorismo, para que as pessoas compreendam as novas possibilidades de negócios. “A internet tem sido uma grande aliada e a mais adequada na atualidade”, finalizou Bruno Perin.