Fecomércio-MT e entidades parceiras apresentam resultados da FIT Pantanal 2024; evento já tem data de realização em 2025

Resultados - FIT Pantanal 2024 - Fecomércio-MT

Os organizadores apresentaram os números gerais da feira para imprensa mato-grossense, por meio de pesquisas realizadas com expositores e visitantes da Feira Internacional de Turismo (FIT Pantanal)

A imprensa do estado acompanhou nessa segunda-feira, no Sesc Arsenal, os números gerais da Feira Internacional de Turismo (FIT Pantanal 2024), apresentados pelas entidades realizadoras e parceiras do evento que ocorreu de 30 de maio a 2 de junho, em Cuiabá, e reuniu 65 mil pessoas. Além disso, foi anunciada a data de realização da próxima FIT Pantanal 2025, que deve ocorrer do dia 5 a 8 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal.

A movimentação financeira nos quatro dias de evento foi de cerca de R$ 9,9 milhões em comercialização de produtos, conforme levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT). Observou-se também o aumento de 42% no número de expositores e feirantes participantes do evento, que neste ano chegou a 300, onde a maioria absoluta ressaltou resultados positivos sobre a FIT.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca os benefícios que a FIT promove aos envolvidos com o setor de turismo dentro do estado. “Os números divulgados pelo IPF-MT nos mostram que o investimento para a realização da feira retornou três vezes mais, um retorno muito benéfico considerando a capacidade e a diversificação do seguimento e de municípios envolvidos. Pessoas de diversos locais do estado e do país compareceram à feira movimentando segmentos de hotéis, transportes, impactando também a economia da baixada cuiabana”.

As rodadas de negócios promovidas pelo Sebrae/MT envolveram 25 operadoras divulgando os atrativos turísticos de Mato Grosso para 15 compradores de turismo em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Minas Gerais. Outras 13 agências internacionais dos Estados Unidos, Índia, França, Alemanha, Itália, Portugal, Chile e Peru conheceram os produtos de Mato Grosso nos polos do Pantanal, Cerrado, Amazônia e Araguaia.

Outros 105 artesãos expuseram seus artesanatos tradicionais, indígenas e religiosos, além de quitutes típicos em uma variedade de estandes para serem comercializados. Foram 4.160 peças comercializadas que geraram um faturamento de R$ 210.682,50 em quatro dias de evento, números superiores do registrado na edição de 2023, com 2.353 peças e faturamento de R$ 98 mil.

Pela agricultura familiar e turismo rural, os 60 boxes com empreendedores rurais de 47 municípios venderam cerca de R$ 550 mil. Além disso, 1,4 mil pessoas passaram pela Cozinha Show Rural.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou o sucesso da FIT Pantanal e dos resultados do investimento de R$ 3,9 milhões do Governo para a realização da feira, reforçando, inclusive, os números do artesanato e da agricultura familiar superados do ano passado.

“São números muito positivos, isso é fruto de um trabalho de união entre o Governo por meio da Sedec, Seaf e a Empaer, Fecomércio, Sebrae e pessoas apaixonadas pelo que fazem como os artesãos. Os números dobraram em negócios aumentaram no artesanato. Isso demonstra o compromisso do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta com o desenvolvimento do turismo e oportunidades aos pequenos. Isso é importante, dar oportunidade aos pequenos, para a agricultura familiar ter a oportunidade de mostrar e comercializar seus produtos”, destacou César Miranda.

A feira, realizada pela Fecomércio-MT e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), trouxe o tema “Turismo, Eventos, Agro e Negócios” e contou com apoio institucional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Prefeitura de Cuiabá, além da parceria com as entidades Sebrae-MT, Seaf-MT, Empaer-MT e trade turístico.