Fecomércio-MT conclui etapa de avaliação do Ciclo Segs 2021, coordenado pela CNC

60f19286e2667
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) concluiu a primeira etapa do Ciclo Segs (Sistema de Excelência em Gestão Sindical) de 2021 com a participação de federações do comércio, inclusive, a de Mato Grosso (Fecomércio-MT), e de sindicatos patronais. As etapas seguintes são a de planejamento, execução e resultado, que devem ser concluídas até o mês de novembro.

O Segs é um programa pelo qual a CNC envolve as federações e os sindicatos filiados ao Sicomércio, incentivando o desenvolvimento da excelência na gestão dessas entidades e, consequentemente, a busca pela evolução dos seus resultados, principalmente aqueles relativos à prestação de serviços e à defesa dos interesses das empresas representadas.

Nesta primeira etapa, foram concluídas as avaliações internas (autoavaliação) e externas (de consenso), onde são realizadas análises dos seis eixos de atuação do programa Segs, que são: Atuação Legislativa; Produtos e Serviços; Relações Sindicais; Comunicação Institucional; Representação; e Atuação Gerencial.

Com a realização das avaliações, as entidades tiveram a oportunidade de realizar um diagnóstico da situação em cada eixo de atuação. Isso possibilita identificar e melhorar o desempenho das entidades nas suas ações em busca do fortalecimento na representatividade. Na ocasião, as federações de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul tiveram a chance de trocar experiências, realizando as avaliações externas (de consenso) com foco em identificar e validar o trabalho executado em cada eixo do programa.

Para o responsável pelo programa Segs em Mato Grosso, João Paulo da Silva, a atuação neste ano permitirá que as entidades do Sistema Comércio sejam avaliadas, identificando pontos fracos e fortes nas suas ações. “O programa possibilita, ainda, realizar atividades de melhoria com o monitoramento e diagnóstico, visando uma atuação cada vez mais efetiva na defesa dos interesses das empresas representadas”, explicou.

A capacitação dos envolvidos também faz parte do Ciclo Segs, por meio de cursos disponibilizados pela plataforma UniCNC, que reúne materiais de diversos temas voltados para um melhor desenvolvimento das entidades participantes.

O Ciclo Segs em Mato Grosso busca cada vez mais envolver as entidades sindicais filiadas à Fecomércio-MT no programa, com foco na autossustentabilidade, possibilitando a capacitação dos envolvidos, o diagnóstico e monitoramento das ações junto aos seus representados, fortalecendo, ainda mais, o Sistema do Comércio em Mato Grosso.