Deputado estadual conhece a atuação do Cetur MT e confirma o apoio para o setor de turismo em Mato Grosso

5d39c6d74fbb5

Interessado nas questões do turismo no Estado de Mato Grosso, o deputado estadual pelo PSL, Delegado Claudinei, participou da reunião realizada no dia 25 de junho (terça-feira), com o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-MT (Cetur MT). O presidente do Conselho, Manoel Procópio, coordenou o encontro do deputado com o trade turístico no estado, composto por mais de 52 segmentos que compõem o setor.

Na pauta, o deputado conheceu as demandas que vem prejudicando o setor no estado. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seccional Mato Grosso (Abrasel-MT), Fernando Medeiros, deu o exemplo do projeto de lei nº 569/2019, que tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e que deve onerar o segmento alimentício, de bares e restaurantes, com aumento do ICMS. No entanto, parte do imposto retornará ao setor por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo (FUNTUR).

“O Conselho está fazendo seu papel de trazer o poder público para apresentar as demandas do trade turístico de Mato Grosso. O projeto de lei que foi tratado aqui, apesar de onerar ainda mais o empresariado com aumento de impostos, pode trazer estímulo, desde que tenha parte dos recursos retornados para o setor”, afirmou Fernando Medeiros.

Para o presidente do Cetur MT, a visita do deputado mostra o empenho do parlamentar na contribuição do setor que tem muito para contribuir com o estado. “A criação do Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade reativa a atuação da Fecomércio-MT nas questões do turismo dentro do estado. O Sesc e o Senac também atuam na prestação de turismo social e na qualificação profissional de qualidade para o setor”, disse Manoel Procópio.

A assessoria jurídica do deputado acompanhou a reunião e pretende elaborar minutas para fomentar o trade turístico no estado e, então, apresentar projetos via Assembleia. Além disso, o deputado salientou o potencial turístico de Mato Grosso e espera contribuir com o setor dentro da ALMT. “Estamos aqui hoje para deixar nosso gabinete à disposição para receber as demandar do trade turístico. Nossa equipe tem muito para oferecer ao setor, para a sua manutenção e seu desenvolvimento dentro do estado”.

Participaram da reunião, entidades representativas do trade turístico, entre eles: Sindicatos de Hotel, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso (SHRBS-MT); Sindicato das Empresas de Eventos e Afins de Mato Grosso (Sindieventos-MT); Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso (Singtur-MT); Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso (Sindetur-MT); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Mato Grosso (ABIH-MT) e A Associação de Bares e Restaurantes de Mato Grosso (Abrasel-MT).