Cozinha do Senac é inaugurada com curso gastronômico para homens

5df3e4c55275c

Na prática, manuseando os alimentos, entre panelas, talheres e temperos que os diretores da Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso inauguraram a nova cozinha da unidade do Senac, no bairro Boa Esperança, em Cuiabá.

O grupo teve uma experiência gastronômica guiada pela chefe Márcia Mesquita, onde aprenderam o passo a passo de diversos pratos saborosos, entre eles risoto, bacalhau, medalhões, e ainda teve um bônus, o curso “Cozinha Gourmet para homens”, também  incluiu a harmonização de vinhos às receitas.

De acordo com o presidente do Sistema do Comércio em Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, “a experiência foi fantástica, além de aprender a fazer diversas receitas, verificamos que a cozinha conta com toda a estrutura necessária para o aprendizado profissional. Desta forma deve atender a demanda do mercado e formar excelentes profissionais, com a experiência dos melhores professores”.

A diretora regional do Senac, Eliana Salomão, explica que, “ a cozinha foi projetada com os equipamentos mais modernos no mercado, possui um alto padrão”.  O objetivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é capacitar profissionais para o mercado de trabalho. “Já estamos com matrículas abertas e vamos oferecer cursos de longa duração para cozinheiros, onde podemos atender a demanda de bares, restaurantes e hotéis, até mesmo a necessidade de quem quer empreender no próprio negócio. Também vamos oferecer oficinas gastronômicas, com cursos mais rápidos”, pontua.

A Cozinha Pedagógica do CEP Cuiabá é um espaço gastronômico especialmente preparado para que sejam ministrados cursos especializados da culinária nacional e internacional, ainda podendo ser ressaltada a particularidade do regionalismo gastronômico de Mato Grosso.

Com equipamentos de última geração, o ambiente gastronômico pedagógico conta com itens definidos a partir dos Planos de Cursos Nacionais – Segmento Gastronomia – que estabelecem as principais diretrizes didático-pedagógicas para oferta e operacionalização de cursos nas Unidades Escolares, alinhando a oferta e a ação educacional, frente a aplicação das melhores e mais modernas técnicas da área.

Este ambiente possibilita a criação e o desenvolvimento de capacitações de curto, médio e longo prazo a partir do conhecimento de docentes e técnicos especializados no segmento gastronômico.

O espaço pedagógico foi projetado para atender, com aulas práticas, até 20 alunos por turma. A expectativa é que no próximo ano, mais de mil alunos sejam qualificados.

Para isso, o local conta com toda a infraestrutura necessária voltada ao aprendizado do público-alvo do comércio da baixada cuiabana. São mais de 100 m² preparados especialmente para a segurança e bem-estar dos alunos durante sua experiência de aprendizado.

A cozinha pedagógica do Centro de Educação Profissional contou com um investimento inicial em equipamentos superior a R$ 260 mil, e novos itens devem ser instalados no primeiro semestre de 2020, como, por exemplo, o sistema de ventilação e exaustão que está sendo desenvolvido especificamente para atender a demanda. 

“Este espaço pedagógico demonstra com clareza o novo posicionamento do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-MT, voltado para a qualificação da mão de obra do trabalhador, contribuindo no desenvolvimento do comércio regional”, afirma José Wenceslau de Souza Júnior.

COMPARTILHE