Cooperação entre Fecomércio-MT, Sebrae-MT e instituições parceiras promove o empreendedorismo internacional

MEETING COMEX - Sebrae-MT  - Fecomércio-MT - termo de cooperação técnica

O vice-presidente da Fecomércio-MT, Sebastião dos Reis Gonçalves (Tião da Zaeli) participou de evento em Cuiabá que lançou o Meeting Comex, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae-MT). O programa, que visa promover aos pequenos negócios mato-grossenses o acesso ao comércio internacional por meio de mentorias, capacitações e consultorias, contará com a cooperação de entidades parceiras, por meio de assinatura de termos de cooperação técnica, que apoiará os empreendimentos que desejam importar ou exportar.

O Meeting Comex realizou um ciclo de primeiros encontros com empresários, passando pelos municípios de Sorriso, Sinop, Cáceres, Tangará da Serra e Rondonópolis. A diretora superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, reforça a importância das ações promovidas em conjunto para elevar a competitividade dos pequenos negócios.

“Quando falamos de internacionalização, falamos de desenvolvimento e fomento a novos mercados para os pequenos negócios. O Sebrae Mato Grosso não mede esforços para ajudar e apoiar os empreendedores na sua jornada de internacionalização que vai além de importar ou exportar, mas também na questão de processos de inovação, gestão, qualificação e preparo para este pequeno negócio acessar outros mercados”, afirmou a diretora durante o lançamento do evento, ocorrido nessa terça-feira (7).

O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, ressaltou que o número de pequenos negócios exportadores ainda é muito baixo no país e no estado e que as parcerias entre as instituições irão facilitar o acesso, principalmente, de setores com potencial de exportação na cadeia produtiva, como alimentos e bebidas.

“Entendo que a cooperação com o Sebrae pode abrir portas para novos mercados e tecnologias, impulsionando o desenvolvimento e crescimento da indústria no estado. É realmente um novo marco e uma preocupação importante para avançar o desenvolvimento estadual. Essa iniciativa certamente trará benefícios significativos para as indústrias de Mato Grosso”, falou.

Para os empresários que desejam participar do programa de Internacionalização, mais informações podem ser obtidas nas agências espalhadas pelo estado do Sebrae-MT. Os interessados também poderão acessar o link para preencher a ficha técnica do programa.

Após o preenchimento da ficha técnica do programa, o empresário irá receber o primeiro atendimento do Sebrae, com foco em aumentar o número de empresas interessadas em buscar o mercado internacional. Para tirar mais dúvidas a respeito do programa, basta enviar e-mail para o internacional@mt.sebrae.com.br.