Comércio e Serviços lideram em geração de emprego no 1º semestre de 2024 em Mato Grosso

Banner_-_Comércio e Serviços lideram em geração de emprego

Os seis primeiros meses de 2024 somaram mais de 41 mil novas vagas de emprego dentro do estado. Dessas, quase a metade (49,15%) corresponde aos setores do comércio e serviços, além de representar, juntas, mais de 66% do estoque de empregos formais. Segundo análise do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), a geração de empregos, quando comparado ao mesmo período do ano passado, também está 3,35% maior, com os meses de janeiro e junho se destacando com os maiores saldos.

Somente no mês de junho, foram 9.674 novos postos de trabalho criados, mostrando que houve um número maior de admitidos que desligados. Apesar de o valor ser 10,6% menor que o saldo verificado no mesmo período de 2023, o cenário é positivo na comparação com o mês de maio, que demonstrou um saldo de 3.336 empregos, demonstrando que o crescimento mensal foi de cerca de 190%.

O setor de maior destaque e contribuição para o saldo positivo em junho foi da agropecuária, com saldo de 4.710, seguido de serviços com 1.414, indústria com 1.392, construção com 1.230 e, por fim, do comércio com 932.

No Centro-Oeste, o estado de Mato Grosso também se destaca com o maior saldo da região para o mês de junho. Goiás aparece logo em seguida, com 8.605, seguido do Distrito Federal (3.176) e Mato Grosso do Sul (1.645), somando na região um saldo positivo de mais de 23 mil empregos. Já no acumulado do ano, o estado de Goiás lidera na geração de empregos (67.440), com Mato Grosso aparecendo em segundo na região CO.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, comentou o bom desempenho do estado no primeiro semestre. “Mato Grosso estar em destaque na região Centro-Oeste na pesquisa é muito positivo, já que o saldo do mês de junho supera a soma dos três últimos meses e contribui para o aumento do estoque de postos de trabalho do estado”.

Wenceslau Júnior também explicou que “o aumento de empregos gerados no estado aponta para melhores expectativas no comportamento de consumo das famílias para os próximos meses. Pesquisas recentes divulgadas pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostram uma retomada no crescimento da intenção de consumo por parte das famílias da capital, o que pode refletir no restante do estado”.

O crescimento na geração de emprego contribuiu com o aumento no estoque de empregos no estado, que fechou em 960.289 postos de trabalho com carteira assinada, com Cuiabá ficando responsável por 22% desse total, seguido dos municípios de Rondonópolis, com 8%, e Sinop e Várzea Grande possuindo cerca de 5% de participação cada.

Ainda conforme análise do IPF-MT, quando comparado ao mês anterior, o estoque variou positivamente em 1,02% e na relação com junho de 2023, quando o estoque somava 919.657, a variação está 4,42% maior.

O presidente da federação destacou a relação entre os municípios que mais empregaram e os setores que mais contrataram no período. “É possível observar que em Mato Grosso, o saldo positivo de junho, é reflexo da maior parte dos empregados em municípios com economia voltada ao agronegócio, o que pode estar atrelado ao período de algumas culturas, que favorecem as contratações no período”.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.