Ciro Bottini e Rodrigo Barros participaram do lançamento do programa ‘Prepara Varejo’, realizado pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Senac-MT
Confiança, inovação, foco e constantes investimentos em atualização e capacitação. Esses são alguns dos pontos fundamentais para potencializar as vendas às vésperas dos melhores períodos do ano para o comércio, como a Black Friday e o Natal, que foram levantados pelo vendedor e comunicador Ciro Bottini e pelo empreendedor Rodrigo Barros, durante à noite desta quarta-feira (19), em Cuiabá, no primeiro dia de lançamento do ‘Prepara Varejo’.
O programa promovido pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT), será a maior iniciativa de capacitação totalmente gratuita para o comércio varejista mato-grossense. Nesta quinta-feira (20), estarão na capital para o 2º dia de lançamento o campeão olímpico, Tande do Vôlei, e o mentor de gestores, João Laurentino. Ainda há vagas disponíveis para acompanhar as palestras on-line. Os interessados podem se inscrever, de forma gratuita, em fecomerciomt.org.br.
Representando o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o presidente do Sindicato do Comércio de Óptica de Mato Grosso (Sindióptica-MT), Jodeon Sampaio, enfatiza a gratuidade do programa e a amplitude de atuação da iniciativa. “O ‘Prepara Varejo’ irá ofertar, até o final deste ano, 15 mil vagas em 143 cursos totalmente gratuitos. O Senac-MT levará essas capacitações para 124 municípios de Mato Grosso, além de promover, entre novembro e dezembro, um circuito de palestras em cidades-polo do estado, como Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra e Rondonópolis. Tudo destinado ao atendimento das necessidades do comércio em cada localidade”.
Em sua palestra de abertura, Ciro Bottini lembrou seus vinte anos trabalhando com comunicação, tendo criado um estilo divertido e original de vender produtos na TV. Ele citou ainda que acredita na venda antes da venda. “Venda é um processo emocional. Falar e se relacionar com o cliente requer inteligência emocional e saber lidar com pessoas. Antes de eu vender um produto, eu tenho que vender a mim mesmo e criar um elo de confiança com o cliente. Hoje em dia, todo mundo tem produto, com um ou outro diferencial. Se o cliente gostar e confiar em mim, ele para e presta atenção no produto, no serviço e na marca que estou vendendo”.
Rodrigo Barros, fundador e CEO da Boali, maior rede de alimentação saudável do Brasil, com quase 80 restaurantes em 17 estados, acrescentou que liderança, gestão e crescimento estão intrinsecamente interligados. “Uma coisa vai alavancar a outra. É muito importante a gente entender o que quer como líder e almeja do time. O líder precisa ter e buscar confiança, respeito e admiração. A partir disso serão gerados sentimentos de segurança e amor”.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.