O “2º Congresso de Educação – Fecomércio, Sesc e Senac” teve início na tarde de ontem (15). Cerca de mil pessoas, entre professores, diretores de escolas públicas e privadas, profissionais e empresários da área, participaram da abertura oficial do evento, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Durante a abertura oficial, o presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso (Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT), José Wenceslau de Souza Júnior, destacou a atuação do Sistema na educação em Mato Grosso, desde a creche até o ensino médio, e na qualificação profissional.
“Para se ter uma ideia do universo de estudantes que estou falando, em Mato Grosso são mais de 320.700 alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio e na Educação de Jovens e Adultos. O Sesc Mato Grosso tem a educação como um de seus pilares, e a qualificação profissional oferecida pelo Senac é fundamental para termos profissionais capacitados e aptos ao mercado, melhorando o comércio e a qualidade de vida das pessoas”, completou o presidente.
O Congresso, que tem como tema “Inovações e Relações na Educação: Conectando Pessoas e Fortalecendo Laços”, objetiva informar, capacitar e preparar profissionais da área para os desafios e oportunidades relacionados ao futuro da educação, por meio de palestras de especialistas renomados.
Para a diretora de Educação do Senac, Rosana Abutakka, além de discutir as inovações tecnológicas na educação, a ideia é falar também sobre as pessoas que fazem a educação no dia a dia.
“A ideia desse congresso é justamente essa que, a partir do que os participantes ouvirem aqui, transpor, tangenciar isso lá no espaço educacional e pensar de que modo é possível fazer a diferença com o aluno, de que modo eu posso fazer diferente com os meus colegas que também são profissionais da educação. Aproveitem esses dois dias, vamos dialogar, vamos ressignificar a nossa prática e vamos transformar o mundo por meio da educação”, ressaltou Rosana.
De acordo com o diretor Regional Sesc-MT, Allan Serotini, o congresso não é apenas para troca de ideias. “É um verdadeiro laboratório de colaboração e inovação, onde educadores, gestores, pesquisadores e estudantes se reúnem para reimaginar o futuro da educação”, disse.
A professora do 3º ano Fundamental, Dilma Porangaba Castilho, parabenizou o Sistema Comércio pela realização do evento, a um custo praticamente zero e com palestras inovadoras. “Achei legal para as nossas metodologias e as técnicas que usamos atualmente. A gente também tem que inovar, né, porque hoje em dia não é a mesma coisa de cinco anos atrás, principalmente depois da pandemia. Então eu acho assim inovador, muito interessante o Sistema Comércio trazer isso para a gente. Ajuda muito a inovar”, ressaltou.
Para a servidora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Valtrícia Frozy, o evento foi muito bem pensado e organizado. “As palestras foram bem selecionadas, de uma maneira geral está bastante aconchegante o espaço, o ambiente em si. Um evento como esse agrega muito aos profissionais da Educação que estão participando, é muito importante. E ainda tem a questão social, com a doação dos alimentos que serão destinados a quem necessita”, finalizou.
No primeiro dia de evento, foram ministradas as palestras “Novas Construções Sociais de Aprendizagem”, por José Pacheco; “Savana Pedagógica: sobrevivendo na escola”, por Diogo Almeida; e encerrando com a palestra “Educando no Mundo Líquido”, com Leandro Karnal.
Para o segundo dia de Congresso serão apresentadas as palestras “Para abrir outras janelas”, por Odilon Esteves; “A mágica do Sucesso: inovar, transformar e superar” e “Palestra Mágica”, por Jardel Beck; “A inclusão da Pessoa com Deficiência – qual é o nosso papel”, por Guilherme Barra; “Inteligência artificial e educação no futuro”, por Tony Ventura; e, por fim, “A Escola do Futuro: insights para uma nova forma de aprender e ensinar”, por Marcos Piangers.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.