
Evento marca nova etapa do programa e reforça o turismo como motor de desenvolvimento econômico e social no país
Em mais uma programação repleta de conteúdos relevantes para agentes do setor, a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2025) sediou, nesta sexta-feira (6), o Encontro Vai Turismo – Integração do Turismo Nacional. O evento, promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), reuniu lideranças locais, representantes do setor produtivo e instituições estratégicas para debater o fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social no Brasil.
A iniciativa marca o início de uma nova etapa do programa Vai Turismo, com encontros que serão realizados em todo o país sob coordenação do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC. O objetivo é ampliar o diálogo entre os diversos atores da cadeia turística e consolidar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável dos destinos brasileiros.
Durante a abertura, o presidente do Sistema Comércio em Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou a importância do estado ser o ponto de partida dessa nova fase do programa.
“O turismo atrai pessoas, e pessoas atraem negócios. Por isso, investir nesse setor é desenvolver a economia. O turismo movimenta o comércio, gera empregos e faz a economia girar nas cidades. Receber, aqui na FIT Pantanal, os colegas do Sistema Comércio de todo o país para discutir o Vai Turismo é motivo de grande satisfação. Seguimos juntos pelo fortalecimento do setor, com foco em crescimento sustentável e geração de oportunidades”, afirmou.
A programação contou com palestras sobre os avanços do Programa Vai Turismo, realizado pela gerente do Cetur da CNC, Aline Lopes, que também apresentou o Painel de Inteligência Competitiva do Turismo. “O Vai Turismo é uma ferramenta essencial para mostrar, em todos os estados, o quanto o turismo é estratégico para o Brasil. São mais de 570 atividades econômicas ligadas ao setor, que geram emprego, movimentam o comércio e ampliam oportunidades. O turismo não anda sozinho — ele leva junto os serviços e o varejo. E é justamente esse papel que o Cetur, desde 1955, vem cumprindo: debater, propor e apoiar ações que posicionem o turismo como vetor de desenvolvimento para o país”.
Na oportunidade, também foram apresentadas ações promovidas por Sesc e Senac em Mato Grosso. O encontro contou com a participaram de representantes do Sistema Comércio de 12 estados, além de membros da CNC ligados ao setor.
O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e coordenador nacional do Cetur, Alexandre Sampaio, destacou o papel estratégico do conselho. “O Cetur, ao longo de sua história, tem atuado junto às Assembleias Legislativas, à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal com propostas de leis que induzam o crescimento integrado do turismo, reforçando o papel essencial do setor para o desenvolvimento do país. Esses encontros estaduais vão evidenciar ainda mais essa relevância.”
Para o presidente do Cetur em Mato Grosso e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado (SHRBS-MT), Luis Carlos Nigro, o programa tem potencial para fomentar novos projetos:
“Essa iniciativa vai gerar bons frutos por meio de políticas públicas. O Vai Turismo, quando bem articulado, fortalece toda a cadeia produtiva. Aqui no estado, não é diferente. Nosso Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade está de parabéns por mais essa realização dentro da FIT Pantanal.”
O encontro também reforçou a necessidade de inclusão do turismo como prioridade nas agendas de desenvolvimento estaduais e estimulou o alinhamento das ações voltadas à qualificação e à expansão da oferta turística local.
A coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura, ressaltou a sinergia entre o programa da CNC e as diretrizes nacionais. “A proposta do Vai Turismo está em sintonia com a Lei Geral do Turismo e com o Plano Nacional de Turismo. É um programa que surgiu dentro de uma instância de governança como a CNC, que já tem entregado resultados expressivos e contribuído de forma significativa para o Mapa do Turismo brasileiro.”
Ana Carla também destacou a posição de destaque de Mato Grosso no cenário nacional. “O estado ocupa a 8ª colocação nacional no número de projetos voltados ao fortalecimento do turismo em 2025. São 15 regiões turísticas distribuídas por 43 municípios, todas inseridas no Mapa do Turismo Brasileiro”, completou.