
Pesquisa realizada pelo Instituto da Fecomércio-MT mostrou que parte do dinheiro pode ir para fora do estado, visto que parte dos respondentes vão viajar no período festivo
Mato Grosso deve ficar bem movimentado durante o carnaval de 2025. A pesquisa de intenção de compra durante o período carnavalesco mostrou que deve haver uma movimentação de aproximadamente R$ 391 milhões na economia do estado, beneficiando diversos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo. O levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) foi feito com 508 pessoas em 32 municípios do estado, entre os dias 10 e 14 de fevereiro.
Para os que irão comemorar a data, respondido por 35,37% dos entrevistados, a maior parte pretende consumir dentro do estado e apenas 4,5% disseram que vão viajar para fora. Segundo o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o turismo local deve ser mais bem aproveitado e divulgado, atraindo turistas de outros estados.
“O volume financeiro poderia ser ainda maior se mais pessoas viessem visitar Mato Grosso, aproveitar as belezas naturais, além de outros atrativos que cada cidade daqui pode oferecer. O turismo é um setor que ajuda a gerar empregos para o estado, com vagas temporárias para atender a população nessa data tão importante para o comércio e serviços”, destacou o presidente.
Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o estado deve gerar aproximadamente 564 novas vagas temporárias para o carnaval, oferecidas, principalmente, pelas atividades típicas do turismo.
Dos que disseram que não vão festejar no período (64,37%), a maior parte (69,5%) disse não comemora mesmo, 10,8% alegaram condições financeiras e 10,2% informaram disponibilidade de tempo, 3,7% dos entrevistados deram como motivo o trabalho, 2,2% informaram questões religiosas, enquanto 1,8% alegaram não ter eventos de carnaval em sua cidade.
Já para os que pretendem comemorar o carnaval, o levantamento mostra que 9,6% irão se divertir em seu domicílio, 6,1% pretendem ir em eventos de suas cidades, seguido de 5,3% que disseram ir a bares ou restaurantes. Outros 8,1% dos entrevistados afirmaram que vão viajar para dentro do estado.
*Momento para viajar*
Dentre os que disseram que vão viajar durante o período de carnaval, 54,7% dos respondentes informaram que pretendem viajar de carro, enquanto 16% vão procurar por agências de turismo e 12% estão planejando as viagens de forma on-line.
O presidente da Federação conclui que “a entidade tem como um dos seus objetivos incentivar o turismo em Mato Grosso e, com esses dados, é possível observar que há uma demanda para que os moradores também explorem as belezas encontradas no estado, juntando-se aos diversos turistas vindos de todo o mundo”.
Diante dessas comemorações, o cartão de crédito foi o meio de pagamento mais apontado para os gastos, com 48,3% de participação, seguido de 34,8% que disseram que pagarão com PIX. Outros 7,3% usarão cartão de débito e 6,2% dinheiro.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.