
Para mostrar a força e a representatividade da entidade máxima do comércio de bens, serviços e turismo em Mato Grosso, a Fecomércio-MT promoveu um almoço para influenciadores e jornalistas da capital. O encontro com os comunicadores foi para comemorar os 67 anos de história da Federação, que tem como presidente, o empresário José Wenceslau de Souza Júnior. Na oportunidade, o vice-presidente da Fecomércio-MT, Marco Pessoz, falou sobre a importância do Sistema Comércio, que conta com o apoio de seus braços sociais, Sesc e Senac.
“Desde que assumimos a gestão da Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso, muitas ações já foram desenvolvidas em prol dos empresários e sociedade em geral. Muitas outras atividades ainda serão concretizadas nos próximos anos, fortalecendo ainda mais a atuação das entidades perante a sociedade mato-grossense, disse Pessoz na abertura do evento realizado em um restaurante da capital.
O vice-presidente completou que as ações desenvolvidas só chegam às pessoas, por meio do apoio na divulgação realizada pelos veículos de comunicação do estado. “Se vocês não dessem o devido espaço para mostrar o que o Sistema Comércio realiza em Mato Grosso, a população não teria conhecimento do tanto que estamos entregando e ainda temos para entregar aos mato-grossenses, seja com projetos ou com obras de ampliação das unidades do Sesc e Senac pelo estado”.
A ampla divulgação das atividades realizadas em 2024 pelos veículos de comunicação, por exemplo, possibilitou o Sistema Fecomércio-MT receber o prêmio ‘Destaque CNC na Imprensa’ como a Federação do país que mais contribuiu para massificar o nome da entidade máxima do comércio de bens, serviços e turismo em âmbito nacional.
A jornalista Rafaelly Escobar Bueno Siqueira parabenizou o Sistema pelo trabalho realizado e pela parceria com a imprensa. “Agradeço ao Sistema Fecomércio pelo convite e por me permitir fazer parte desse momento de comemoração aos 67 anos. A entidade sempre esteve a postos para nos atender e para falar dos trabalhos realizados na área social, de prestação de serviços e pesquisas de mercado para a sociedade. Que essa parceria se perpetue por muitos anos”.
Para a comunicadora Marina Martins, eventos como esse são muito importantes para aproximar, cada vez mais, as instituições dos jornalistas. “A Fecomercio desenvolve um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do Estado, e é preciso comunicar isso. Além disso, o respeito que a entidade dispensa aos jornalistas nos faz sentir valorizados. É uma honra acompanhar o crescimento da Fecomercio nesta gestão, e um orgulho fazer parte dessa caminhada”.
História
Fundada em 1958, a Federação atua em defesa dos interesses dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do estado de Mato Grosso, com foco em impulsionar as atividades ligadas ao setor produtivo e, consequentemente, contribuir com o desenvolvimento econômico do estado.
Juntamente com o Sesc e Senac, as entidades são mantidas pelos empresários do setor, por meio do recolhimento compulsório na folha de pagamento das empresas. Mensalmente, 1,5% do valor arrecadado é destinado ao Sesc e 1% para o Senac, conforme estabelecido pela Constituição Federal.
A entidade possui em sua base 16 sindicatos filiados, que abrangem os mais diversos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo em Mato Grosso. A entidade representa mais de 300 mil empresas, onde são empregadas mais de 650 mil pessoas e responsável por mais de 61% da arrecadação de ICMS no estado.
O evento contou ainda com a participação do superintendente da Fecomércio-MT, Igor Cunha, do diretor Financeiro, Hamilton Domingos Teixeira, e da diretora de Comunicação do Sistema Comércio Mato Grosso, Thielli Ehlert, além dos diretores regionais do Sesc, Allan Serotini, e do Senac, Edson Dahmer.