FIT Pantanal 2024 tem recorde de público e divulga resultados positivos

FIT Pantanal 2024 - Fecomércio-MT - Resultado

Durante os quatro dias da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2024), mais de 65 mil pessoas puderam acompanhar as novidades e tendências do turismo oferecidas em Mato Grosso. E para divulgar os resultados desse setor dentro do evento, a Fecomércio-MT, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), e parceiros realizam uma coletiva para jornalistas no dia 10 (segunda-feira), às 16h30, no Sesc Arsenal, onde serão expostos os números gerais da feira, realizada em Cuiabá.

Segundo o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, os números ajudarão a entender o tamanho e a importância do evento para o estado. “O evento voltado para toda população do estado possibilitou divulgar nossas belezas naturais e artesanais, além de nossas tradições e cultura para aquelas que buscam conhecer a nossa terra. Todos que vieram estão de parabéns e, com certeza, puderam conhecer um pouco mais do que o nosso estado pode oferecer, além de contribuir com os números que serão apresentados”.

Para se ter uma ideia, a movimentação de pessoas interessadas em explorar o turismo dentro do estado possibilitou prospectar R$ 27,5 milhões em negociações com empreendedores turísticos mato-grossenses, por meio da Rodada de Negócios – internacional e nacional – do Sebrae-MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso).

Além disso, mais de 50 produtores familiares puderam apresentar e comercializar seus produtos durante a Feira da Agricultura Familiar e Turismo Rural. Os famosos queijos mato-grossense premiados no 3º Mundial do Queijo do Brasil, em São Paulo, também estiveram disponíveis para os apreciados da iguaria.

Outros 100 artesãos expuseram seus artesanatos tradicionais, indígenas e religiosos, além de quitutes típicos em uma variedade de estandes para serem comercializados.

O vice-governador do estado, Otaviano Pivetta, prestigiou o último dia de evento e destacou o aumento de expositores na FIT. “O Governo do Estado tem estimulado o turismo dentro do estado, com obras de infraestrutura e de apoio ao desenvolvimento do setor. Estive participando da FIT em 2023 e nesse ano consegui observar um aumento no número de expositores, o que contribui para mais empreendedores inseridos nesse setor consiga alavancar seus negócios. Um evento como este, que só tem tendência de crescer, também estimula a vinda de mais turistas para o estado, contribuindo em muito para a geração de riqueza dentro de Mato Grosso”, afirmou Pivetta.

Já o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), César Miranda, destacou a forte participação do público no evento. “Todos os parceiros da FIT estiveram focados em melhorar e divulgar as belezas dos nosso estado, atendendo com excelência o público presente que, de fato, abraçou a feira. As nossas belezas naturais são únicas no mundo e estão aqui no estado, os turistas que aqui vierem vão sair com boa impressão, visto a estrutura que está sendo implantada em Mato Grosso”.

Evento de imprensa

A Fecomércio-MT está preparando um evento destinado à imprensa do estado, onde serão apresentados os números obtidos durante a FIT Pantanal 2024. Os dados estão sendo levantados pelas instituições parceiras do evento e pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Federação (IPF-MT). A coletiva acontece no próximo dia 10 de junho (segunda-feira), às 16h30, no Sesc Arsenal, em Cuiabá.

A feira trouxe o tema “Turismo, Eventos, Agro e Negócios” e contou com apoio institucional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Prefeitura de Cuiabá, além da parceria com as entidades Sebrae-MT, Seaf-MT, Empaer-MT e trade turístico.

Coletiva com a imprensa para divulgar os números gerais da FIT Pantanal 2024

Data: dia 10 de junho (segunda-feira), às 16h30