Para ajudar a impulsionar o comércio no melhor período de vendas do setor, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de Cuiabá e Várzea Grande permite o funcionamento das lojas de rua e de shoppings em horário estendido nas vésperas do Natal e 1º de janeiro (Ano Novo). No entanto, a medida não permite o funcionamento do comércio em geral no dia dos feriados, assim como em outras três datas do calendário: Sexta-feira Santa; 1º de maio – Dia do Trabalhador; e 02 de novembro – Dia de Finados.
Para suprir o aumento de fluxo de pessoas nas lojas de rua e de shoppings, o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior reforça que o comércio está funcionando com horário elastecido no mês de dezembro, “como forma de contribuir com o período em que, historicamente, consumidores saem mais às compras nesta época do ano”.
A recente pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) mostra que a principal data comemorativa do ano, o Natal, deve movimentar R$ 870 milhões na economia mato-grossense.
Especialmente nos dias 24 e 31 de dezembro, datas que caem no domingo, as lojas de rua podem atender até às 20h. Já para as empresas do comércio localizadas nos shoppings, o funcionamento será das 9h às 19h no dia 24 e das 10h às 18h no dia 31.
O diretor da Fecomércio-MT, Sérgio Antunes, que também responde pela presidência do Sindicato do Comércio Varejista de Tecidos, Confecções e Armarinhos de Mato Grosso (Sincotec-MT), salientou a abertura do comércio nas vésperas das datas comemorativas. “A elasticidade no horário de funcionamento, estabelecida na CCT e acordado entre os sindicatos patronais (dos empresários) e laboral (dos trabalhadores) de Cuiabá e Várzea Grande, visa dar à população que sair às compras maior comodidade, além de beneficiar o trabalhador com aumento nas vendas e, consequentemente, aumento nas comissões de vendas”, finalizou.
Com relação aos supermercados, a Assessoria Jurídica da Fecomércio-MT destaca o não funcionamento das atividades nas datas. Já os restaurantes não trazem proibição para o seu funcionamento. Assim como as atividades consideradas essenciais, como de farmácias, por exemplo.
Para os demais municípios do estado, a Fecomércio-MT recomenda que sejam observadas as convenções coletivas de trabalho das respectivas cidades quanto à autorização de abertura nesta data. Para ter acesso às demais CCTs, clique AQUI.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.