Para consolidar a realização da Feira Internacional do Turismo (FIT) Pantanal 2023, a Fecomércio-MT e o governo do estado assinaram, nesta quinta-feira (13), convênio no valor de R$ 1,2 milhão para a realização do maior evento voltado para promover, divulgar e fomentar os produtos turísticos do estado. A expectativa dos organizadores é atrair durante os quatro dias de evento – que ocorrerá de 4 a 7 de maio – aproximadamente 100 mil pessoas.
Sendo realizado pela segunda vez pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), o evento, que neste ano ocorre em formato de feira, acontecerá no Centro de Eventos do Pantanal. A entrada será gratuita para todas as ações durante a feira, que contará com estandes de parceiros e empresas, exposições e apresentações artísticas, além de oficinas, palestras e debates destinado ao setor.
Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a medida vai contribuir para tornar os pontos turísticos do estado mais atrativos para os visitantes. “Nós temos belezas como Pantanal, que é bem explorado, mas temos o Araguaia, temos três biomas e a Feira Internacional do Turismo vem para enaltecer toda essa riqueza. O turismo é um agente transformador na economia, pois promove inclusão social, gera oportunidades de emprego, renda e tributos para a administração pública”.
Na oportunidade, o governador Mauro Mendes, destacou os avanços em investimentos no turismo do estado, com destaque para a melhoria da infraestrutura. “O principal elemento para agregar valor ao turismo passa pela infraestrutura. A grande maioria dos turistas gostam de conforto no deslocamento até o destino. Por isso, investimento em estradas e pontes para facilitar o acesso dessas pessoas até os principais pontos dentro do estado”.
O secretário de estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), César Miranda, reforçou que a atuação do governo tem sido forte desde o primeiro mandato. “O turismo é uma indústria limpa, que gera empregos, não polui, melhora e preserva o meio ambiente. Durante a pandemia, o governo esteve ao lado do setor, disponibilizando linhas de crédito com juros zero para os segmentos mais prejudicados”, enfatizou.
A programação da FIT Pantanal contará com a EXPO FIT, que serão exposições dos destinos e produtos turísticos do estado, além da Aldeia do Conhecimento, que serão promovidas por entidades parceiras, totalizando mais de 50 oportunidades de treinamentos, painéis e palestras totalmente gratuitas. Haverá, ainda, o Festival Gastronômico, com a oferta de pratos típicos e apresentações artísticas e culturais diversificada.
O Sesc Pantanal, administrado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), também participará da feira, onde apresentará palestras por meio dos Departamentos Nacionais do Sesc –‘Turismo Social’ – e Senac – ‘ESG: do conceito a prática’ –, além de divulgar ações realizadas na região, beneficiando a comunidade local por meio da valorização econômica e social.
O 30º ano de realização da FIT Pantanal tem como tema ‘Tudo Isso é Seu’ e conta com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e da Prefeitura de Cuiabá, além de entidades parcerias, como do Sebrae-MT, Empaer-MT e SEAF-MT, e apoiadores.
Para ter acesso à programação do evento, clique AQUI.