Presidente da Fecomércio-MT e nova diretoria tomam posse para gestão 2022-2026

6324e756529b9

Depois de enfrentar um primeiro mandato de reestruturação da entidade e um longo período de pandemia da Covid-19, o presidente do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), José Wenceslau de Souza Júnior, tomará posse ao lado de sua nova diretoria, na próxima terça-feira (20), para o segundo mandato na gestão 2022/2026.

O evento de posse contará com a presença do presidente da Confederação Nacional do Comércio Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, de presidentes de federações do comércio do país, autoridades públicas e representantes de setores produtivos do estado.

Wenceslau Júnior, que é comerciante há mais de 40 anos no segmento de materiais de construção, foi reeleito em maio, em chapa única, com a missão de dar continuidade ao trabalho realizado nos últimos anos.

“Hoje representamos 17 sindicatos patronais do comércio de bens, serviços e turismo. Juntos, esses setores movimentam em Mato Grosso mais de 285 bilhões de reais, representando 62% do total de arrecadação de ICMS no estado, gerando 525 mil empregos formais. Isso mostra o peso e a força das nossas atividades em benefício da economia mato-grossense”, ressalta Wenceslau Júnior.

Entre muitas ações realizadas no primeiro mandato, começando pela modernização da própria entidade e se espalhando pelas dezenas de unidades do Sistema Comércio (Sesc e Senac) no estado, além da implementação de novas atividades fornecidas pelo Sistema, como a criação da creche do Sesc, o Restaurante do Comerciário e, por parte do Senac, cursos voltados na área de tecnologia.

“Também trouxemos o primeiro Impostômetro do estado, que transmite, em tempo real, informações sobre os tributos arrecadados no estado e no país. Outra importante medida foi a criação do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio MT (IPF-MT), que possibilitou a realização de estudos e pesquisas relevantes para toda a sociedade, como o estudo Onde Investir em Mato Grosso e o boletim da Cesta Básica de Cuiabá”, lembra o presidente.

A entidade, neste período, também focou na realização de eventos em geral destinados para empresários, trabalhadores do comércio e público em geral, com destaque para os diálogos com candidatos ao governo, prefeitura e Senado Federal. Além disso, a organização de projetos sociais possibilitou levar os serviços fornecidos pelo Sistema Comércio até para o interior do estado, contemplando milhares de pessoas com ações de lazer, cultura, recreação, saúde, informação e capacitação profissional.