Comitiva da Fecomércio-MT participa de congresso nacional para fortalecer as questões sindicais do comércio

62ff8573c3ef9

Para discutir a reorganização sindical, os desafios e as soluções do comércio, com foco em gestão, economia e negociações coletivas, está sendo realizado em Brasília (DF), desde quarta-feira (17), o 37º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE). O evento, que encerra nesta sexta-feira (19), conta com a participação de cerca de mil dirigentes sindicais, empresários, executivos e gestores do setor, entre eles, representantes da Fecomércio-MT, liderados pelo presidente da entidade, José Wenceslau de Souza Júnior.

Para a instituição anfitriã do evento (Fecomércio-DF), o encontro trará bons frutos, visto a quantidade de entidades sindicais presente no congresso. “Juntos somos cerca de 5 milhões de empresas no País, aqui representadas pelo sistema comércio. São 2,5 milhões de empregos gerados, mais de mil sindicatos e os nossos pares das 34 federações. Esses números justificam a realização desse congresso e a nossa união pela busca de melhorias para o nosso setor”, disse o presidente José Aparecido Freire.

Diversas autoridades do país também marcaram presença na solenidade de abertura. Na oportunidade, o presidente da Fecomércio Mato Grosso se encontrou com o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles.

“O Brasil tem cerca de 17 milhões de micro e pequenas empresas, que respondem por aproximadamente 30% do PIB (Produto Interno Bruto). Diante dessa realidade, precisamos, estreitar os relacionamentos para contribuir ainda mais para as micro e pequenas empresas do nosso estado”, explicou Wenceslau Júnior.

Durante o congresso, está sendo realizado palestras e reuniões temáticas que abordam, inclusive, o cenário político nacional, que contou com a participação do painelista e jornalista Alexandre Garcia.

Na esfera econômica, o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, lembrou durante a abertura do evento da Agenda Institucional do Sistema Comércio aos candidatos à presidência da República, realizada em julho, como ação efetiva na proposição de avanços para os segmentos. “O caminho para o desenvolvimento do comércio brasileiro deve ser pautado nos pilares do livre mercado, segurança jurídica e democracia”.

Também marcaram presença no evento o ministro da Justiça, Anderson Torres; a representante do ministro da Economia, Paulo Guedes, Glenda Lustosa.

Pela comitiva de Mato Grosso, estão presentes o superintendente da Fecomércio-MT, Igor Cunha, e os presidentes de sindicatos patronais do setor no estado: Greici Mara da Cruz (Sincovatan), Sérgio Ricardo Silva Antunes (Sincotec-MT), Kassio Rodrigo Catena (Sincovaga-MT), Marco Sérgio Pessoz (Secovi-MT), José Antônio Parolin (Sincofarma-MT), Jodeon Sampaio Silva (Sindióptica-MT), Junior Cezar Vidotti (Sincalco-MT), Sebastião Mário Giraldelli (Sincovac), Alessandro Morbek Teixeira (Asmat), Geovane Reis Sales (Sincon-roo), Alcimar Moretti (Sindieventos-MT), Paulo Backes (Sincad-MT) e, representando o Sindcomac-MT, Lucimar Trindade.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.