Os presidentes do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, e do Senalba-MT, Edésio Martins da Silva, fecharam Termo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho de 2022. Entre as pautas, ficou estabelecido reajuste salarial – acima da inflação (INPC) – e de auxílio alimentação aos empregados de entidades culturais, recreativas e de assistência social de orientação e formação profissional no estado.
Para o presidente do Senalba-MT, este foi o melhor acordo firmado para a categoria. “Foi o melhor acordo já firmado que conseguiu atender às demandas dos trabalhadores, como é o caso do aumento significativo do auxílio alimentação, que subiu de R$ 600,00 para R$ 900,00. A entidade patronal viu que era justo conceder este reajuste, visto que o poder de compra da população diminuiu muito, em virtude da alta da inflação”.
Com relação ao reajuste salarial, foi acertado um aumento de 10,8%, mais 1% de ganho real. “Esta gestão, em que o presidente Wenceslau Júnior está à frente, sempre tem atendido aos anseios da classe trabalhadora, nos recebendo de portas abertas para debater as melhores condições de trabalho na nossa capital e no estado”, confirmou Edésio.
Já o presidente do Sistema Comércio no estado destacou a atuação em prol, tanto da classe empresarial quanto dos colaboradores. “Principalmente durante a pandemia de Covid-19, trabalhamos junto ao poder público para que continuássemos funcionando. E por parte dos trabalhadores do comércio, conseguimos levar melhor qualidade de vida nas áreas da saúde, com o Sesc Odonto, lazer e cultura, com projetos itinerantes como o Ouça da Janela e o mais recente Festa na Praça”.
Posto isso, o presidente concluiu estar contente com os resultados. “A classe laboral viu com boa-fé nossa atuação, assim como vimos de bom grado todas as tratativas postas por ambos os lados. Agora é continuar trabalhando para fazermos cada vez mais pelos comerciantes e comerciários”.
Estavam presentes na reunião as assessoras jurídicas da Fecomércio-MT, Fabíola Corrêa; do Sesc-MT, Mônica Feitosa; e do Senac-MT, Lidiane Lino; além dos colaboradores integrantes da Comissão de Representantes do Sesc e Senac em Mato Grosso.