A Fecomércio-MT, por meio da Rede Nacional de Assessorias Legislativas no estado (Renalegis-MT), se posicionou de forma favorável ao Projeto de Lei nº 1.034/2020, de autoria do deputado Dr. Eugênio, que institui a Política de Incentivo ao Cicloturismo em Mato Grosso. O PL, aprovado em segunda votação, segue agora para sanção do governador do estado, Mauro Mendes.
O projeto busca incentivar o uso de bicicletas para a melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos, além de contribuir com o turismo ecológico, valorizando a cultura e, consequentemente, o desenvolvimento econômico de municípios do estado.
O superintendente da Fecomércio-MT, Igor Cunha, ressaltou a relevância do projeto que beneficia diversas áreas da cadeia produtiva no estado, principalmente os setores do comércio e de serviços. “Na esfera econômica, esse tipo de atividade aumenta as taxas de ocupação em hotéis e pousadas e cria diferentes perfis de trabalho que surgem para atender aos requisitos técnicos dos cicloturistas”, explicou.
O PL destaca, ainda, a criação de circuitos e rotas cicloturísticas em regiões de bacias hidrográficas; de relevo e formação histórica, cultural e social, previamente mapeado e sinalizado com os atrativos e produtos turísticos existentes em cada região. Os circuitos e rotas deverão ser interligados ao sistema cicloviária rural e urbana já existente.
Como justificativa para apresentação do PL, o parlamentar reforçou a cooperação entre o estado e os municípios para a implantação de circuitos cicloturísticos. “Por um lado, o estado definirá os circuitos e sua sinalização de maneira geral, por outro, os municípios terão papel atuante na efetivação dos circuitos e na assistência aos ciclistas, movimentando sua economia e serviços, além de disponibilizar uma estrutura cicloviária para uso diário de seus cidadãos”.