Fecomércio-MT acompanhará em tempo real projetos da Câmara Municipal de Cuiabá

60647f37ab167

De forma inédita, a Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), entidade máxima do setor no estado, passará a acompanhar, em tempo real, as proposituras que tramitam na Câmara Municipal de Cuiabá, por meio do sistema Renalegis (Rede Nacional de Assessorias Legislativas).

A medida foi definida durante reunião, realizada recentemente, com membros da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), responsável pela Renalegis em todo país, da Assessoria Legislativa da Fecomércio-MT, representada pela assessora Fabíola Correa, e da Casa de Leis do município, pelo vereador Cezinha e pelo chefe de Gabinete da Presidência, Eliezer Júnior. Na ocasião, foi discutida a implantação do sistema, previsto para ocorrer em abril.

Para o técnico da Divisão de Relações Institucionais da CNC, Felipe Miranda Oliveira, o trabalho da Renalegis é fazer o acompanhamento das casas legislativas em todas as esferas de atuação. “Tentamos levar isso a todo o país, possibilitando que a classe empresarial do comércio tenha conhecimento do que está sendo debatido pelos parlamentares e que acabam interferindo no setor”, disse.

Parte do trabalho já realizado pela Assessoria Legislativa da Fecomércio-MT tem sido buscar o que está em tramitação no legislativo municipal. Com o acesso facilitado às proposituras apresentadas, a Federação consegue maior celeridade na tomada de decisões e, então, se posicionar de forma positiva ou negativa naquilo que é de interesse do comércio, além de possibilitar a aproximação da entidade com os vereadores da capital.

O vereador Cezinha, representando a mesa da Câmara, disse que a iniciativa das entidades representativas do comércio (CNC e Fecomércio-MT) é de extrema importância, pois vai acelerar e contribuir na tomada de decisões do legislativo municipal. “Quando uma informação demora muito para chegar a quem é de interesse, a exemplo de um projeto de lei que esteja tramitando na Câmara e que afeta um segmento do comércio, essa demora na resposta pode atrapalhar, de alguma forma, na melhoria dele”.

A assessora legislativa da Fecomércio-MT, Fabíola Correa, reforça a ideia de que os trabalhos se tornarão mais céleres após atualização do sistema de informação da Câmara. “Com a execução desse trabalho, a assessoria legislativa conseguirá analisar e acompanhar as proposições em tempo real, propiciando o correto e necessário estudo do texto dos projetos de lei que tragam impacto tanto positivo quanto negativo aos segmentos representados pela Fecomércio MT”, concluiu.