Superintendente da Fecomércio-MT participa de palestra do Procon sobre educação financeira

5fc1751517d75

Como parte da ‘7ª Semana Nacional de Educação Financeira’, ação promovida pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MT) realizou, nesta sexta-feira (27), uma palestra virtual sobre o tema com o economista Vivaldo Lopes, e que contou com a participação da Fecomércio-MT. Dezenas de consumidores e servidores dos procons municipais espalhados pelo estado acompanharam a transmissão ao vivo, ocorrida nesta manhã.

O evento possibilitou ainda um bate-papo com o secretário adjunto do Procon-MT, Edmundo Taques, e o superintendente da Fecomércio-MT, Igor Cunha, com foco na conscientização do consumidor sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo.

Para Igor Cunha, a participação da Fecomércio-MT no evento do Procon no estado fortalece a correlação entre consumidor e empresário. “Quando temos um consumidor equilibrado, que consegue administrar suas finanças durante um período de crise, o empresariado também ganha com isso, pois é um consumidor em potencial e propenso a gastar, mesmo que ainda de forma contida”, disse Igor Cunha.

Edmundo Taques também reforçou que a palavra da vez é ser resiliente, principalmente neste momento de incerteza provocado pela pandemia do novo coronavírus. “Esta palavra precisa estar na ponta da língua para que consigamos superar as adversidades, entre elas a financeira, entre outras adversidades que a pandemia trouxe a cada um de nós”.

Já na palestra, Vivaldo disse que é de fundamental importância que as entidades governamentais invistam em campanhas de orientação ao consumidor. “É necessário que parte do investimento dos procons seja voltado para ações de orientação ao consumo, com foco, principalmente, nas crianças, pois elas fixam as informações recebidas e cobram dos pais para que sejam cumpridas. Consequentemente, vamos transformá-los em bons consumidores no futuro”.

Vivaldo Lopes é formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) e possui Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Universidade de São Paulo (USP). O economista é autor do livro ‘Mato Grosso, Território de Oportunidades’ e atuou como professor do Departamento de Economia da UFMT, secretário de Planejamento e Finanças da Prefeitura de Cuiabá, secretário do Tesouro da Secretaria de Estado de Fazenda, dentre outras funções.