O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, participou, por videoconferência, da reunião da diretoria da Confederação Nacional do Comércio (CNC), na quinta-feira (16).
Representando o estado, Wenceslau defendeu a inclusão de Mato Grosso no acordo entre a CNC e o Ministério do Desenvolvimento Regional no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
“O principal objetivo é termos um estudo detalhado por meio do PNUD para somar forças no apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade, que foi agravado por causa da pandemia. Devemos cuidar da economia, sem esquecer do social”, frisou o presidente.
Na pauta, José Roberto Tadros – presidente da CNC – apresentou o resultado da entidade junto ao governo federal para garantir a reabertura do comércio, além de medidas que visam apoiar economicamente o empreendedor.
Tadros reconheceu a importante que o governo federal teve ao injetar recursos em linhas de crédito, dentre eles o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) no socorro às empresas, basicamente refinanciar a folha de pagamento.
Além disso, editou medidas provisórias na área trabalhista que deram apoio ao cotidiano corporativo, como antecipar férias, diminuir carga horária com o equivalente redução salarial e suspender contrato de trabalho temporariamente.
Wenceslau reafirmou a importância desses recursos, destacou que a entidade se tornou um canal de atendimento da Caixa Econômica para atender empresários que buscam esses recursos. “O objetivo é socorrer pequenas empresas e manter o emprego de centenas de trabalhadores. Mas vale destacar que o governo pós-pandemia deve retomar uma política de ajuste das contas, além de se comprometer com as reformas e as metas fiscais”.