Fecomércio-MT alinha demandas de interesse do comércio em reunião nacional

5eb55dde63b29

A reunião de alinhamento realizada mensalmente na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro, desta vez  foi adaptada para a modalidade de videoconferência.

A medida é para evitar o deslocamento dos gestores e prevenir a disseminação da Covid-19, sem prejudicar o desenvolvimento das ações da diretoria.

Na pauta, o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, e os demais gestores das outras federações discutiram nesta quinta-feira (07), as ações que impactam o comércio.

Entre as medidas está a adesão do “Manual com orientações aos comerciantes sobre a reabertura do comércio”. A Fecomércio-MT lançou recentemente um exemplar, que serviu como modelo para a CNC editar nacionalmente. Na publicação, são encontradas normas de higiene, distanciamento para receber os clientes e preservação da saúde de todos.

A dificuldade de micro e pequenos empresários de conseguirem créditos jutos aos bancos também foi discutido. “De acordo com um pesquisa do Sebrae, seis em cada dez donos de pequenos negócios que já buscaram crédito no sistema financeiro desde o início da crise provocada pelo novo coronavírus,  tiveram o pedido negado. O comércio já estava prejudicado antes da pandemia, isso só pode piorar a situação”, afirma Wenceslau.

As medidas para preservação do emprego e da renda na MP 936 e a MP 927, que dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus, além da decisão do Supremo Tribunal Federal em relação aos acordos individuais, também estiveram sendo debatidas.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.