Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio-MT discute a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon

5dee584dc08e7

O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-MT (Cetur MT) reuniu na entidade, nesta sexta-feira (06), o trade turístico, o senador Wellington Fagundes e representantes do governo municipal e estadual para tratar da internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon e a ampliação do mercado turístico de Mato Grosso.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, comentou a importância desse processo no principal aeroporto do estado. “A internacionalização do aeroporto, além de otimizar o fluxo de passageiros, vai abrir as portas do nosso estado para o mundo. Com certeza, o setor mais beneficiado, que é o turismo, vai ajudar a movimentar a economia local nos demais setores econômicos do estado”.

A medida se deve a publicação no Diário Oficial da União das novas normas do manual Conaero, o Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (MT), só precisa de pequenas adequações para começar a operar o transporte internacional de passageiros para países sul-americanos. Para isso, a Centro-Oeste Airports (COA), concessionária responsável por administrar o aeroporto a partir do dia 30 de dezembro, já trabalha para atender as exigências legais de órgãos federais, como a Receita Federal.

Para o presidente do Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso (SHRBS-MT) e vice-presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-MT (Cetur MT), Luiz Carlos Nigro, a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon é um desejo antigo do trade turístico do estado. “Temos que destacar o papel do senador Wellington Fagundes na concretização desse sonho. Todo esse processo vai proporcionar o barateamento das passagens aéreas, possibilitando o aumento do fluxo de turistas para dentro do estado”.

O processo de internacionalização do aeroporto vai tornar a capital de Mato Grosso um Hub (termo em inglês para designar um aeroporto que serve como centro de distribuição de voos) da América do Sul, conforme o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Francisco Vuolo, destacou. “Será uma porta de investimentos que se abre em razão da posição estratégica que Cuiabá ocupa, no Centro Geodésico da América do Sul, tornando-se um hub de integração do Brasil com os países latino-americanos. Com certeza, será um novo ciclo de investimentos para fortalecer a cadeia do turismo na capital e no Estado de Mato Grosso”.

Já para o senador Wellington Fagundes, para se concretizar a internacionalização do aeroporto de Várzea Grande, a concessionária deve cumprir todas as exigências para então ver o sonho do trade turístico se tornar realidade. “Já conversamos com as companhias aéreas e elas demonstraram interesse de começar, de imediato, a operar voos de Cuiabá para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia”.