Fecomério-MT sedia Workshop Comercial sobre ferrovia que avançará por Mato Grosso

5de186ae6cf3c

A renovação da concessão da ferrovia Malha Paulista pela Rumo Logística, companhia responsável pelo escoamento de produtos de Rondonópolis (MT) até o Porto de Santos (SP), até 2058, possibilitará o aumento de seus investimentos e a futura expansão dos seus trabalhos até a região médio-norte de Mato Grosso, por meio da Malha Norte.  

A afirmação foi feita nesta sexta-feira (29), pela própria Rumo Logística, durante o Workshop Comercial realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), e que contou com a participação dos setores produtivos do estado, inclusive a Fecomércio-MT. O deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) também prestigiou o evento ocorrido na própria Federação do Comércio.

O vice-presidente da Fecomércio-MT, Manoel Procópio, confirmou a importância na realização do evento e por atender as reivindicações dos setores produtivos do estado, pois, segundo ele, cada um tem fundamental importância na economia do estado. “A implantação dessa ferrovia no estado era um sonho de nós mato-grossenses. Foram realizadas diversas reuniões para mostrar o interesse dos setores produtivos por este modal de transporte, principalmente na capital do estado”.

O evento foi mediado pelo secretário-adjunto da Sedec-MT, Walter Valverde, e visa estreitar relação entre as entidades representantes dos setores produtivos e a operadora do serviço ferroviário no estado. “A ferrovia tem a grande importância, com fatores positivos não comumente mensurados, como uma melhor qualidade de vida do motorista rodoviário, diminuição de acidentes e de roubos, qualidade na mercadoria, além do barateamento do frete”.

A expansão da Malha Norte, que deve sair do terminal ferroviário de Rondonópolis e atravessar Mato Grosso até a cidade de Lucas do Rio Verde, com a implantação de um terminal em Cuiabá, tem previsão de investimento de R$ 6 bilhões. As duas malhas (Paulista e Norte) formam o mais importante corredor logístico-ferroviário do Brasil.

Já o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, reforçou a renovação da Malha Paulista, pois é através dela que Mato Grosso irá receber os investimentos para a expansão da ferrovia até a região médio-norte do estado. “Isso irá representar muito em termos de logística, com o barateamento do frete, além de potencializar as áreas por onde ela passará. Sem dúvida, tudo isso terá como principal beneficiado o consumidor final”.

COMPARTILHE